Educação e Sindicato dos Professores discutem retorno das aulas

 Educação e Sindicato dos Professores discutem retorno das aulas

Foto: AEN

Representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte se do APP-Sindicato e reuniram virtualmente nesta quinta-feira (16) para tratar do protocolo de retorno das aulas presenciais no Paraná. A reunião fez parte da programação de encontros setoriais do Comitê de Volta às Aulas, iniciada na segunda-feira (13).

Walkiria Olegário e Vanda do Pilar, diretoras do sindicato, representaram a entidade no encontro com a Secretaria. Foram debatidos temas referentes aos protocolos sanitários, como distanciamento, higienização e modelos de retorno híbrido com o foco no papel que será desempenhado pelos profissionais da educação neste protocolo. A entidade também tratou de como lidar com as questões pedagógicas no retorno.

PRODUTIVAS – Para Gláucio Dias, diretor-geral da Secretaria da Educação, as contribuições do sindicato no comitê reforçam a importância de se incluir todos os envolvidos na Educação antes de se definir o protocolo final.

“As reuniões setoriais estão sendo extremamente produtivas e o objetivo está sendo cumprido. Estamos ouvindo todos os lados e, com isso, tendo um panorama completo que vai desde os estudantes, até pais, professores e representantes do poder público”, destacou.

“Cada reunião tem um foco específico e trata das questões mais importantes para cada grupo o que, sem dúvidas, abre a nossa visão na hora de elaborar um protocolo final de retorno”, completou Dias.

REUNIÕES – Além do Sindicato dos professores, a Secretaria já se reuniu com o Conselho Estadual de Educação, Assembleia Legislativa, Ministério Público, União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Associação dos Municípios do Paraná e a Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Estado do Paraná. Até sexta-feira (17) a Secretaria ainda vai se reunir com os demais membros da administração pública que compõem o Comitê.

PLANO DE RETORNO – Na semana que vem, após as reuniões, o Comitê irá definir um plano de retorno das aulas presenciais, que deve ser apresentado aos epidemiologistas da Secretaria da Saúde ainda em julho e levado novamente ao Comitê no dia 30 deste mês.

AEN

Últimas notícias