Canoinhas tem mais 12 infectados e soma 186 casos confirmados de Covid-19

 Canoinhas tem mais 12 infectados e soma 186 casos confirmados de Covid-19

A Prefeitura de Canoinhas confirmou que mais 12 moradores testaram positivo para Covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde registrou na noite de terça-feira (14), são seis mulheres com idades entre 27 e 98 anos; e outros seis homens entre 24 e 65 anos. Todos estão em isolamento social sendo monitorados.

Devido ao aumento de casos, prefeito Beto Passos, anunciou novas medidas válidas a partir desta quarta-feira (15). Entre elas: a suspensão de celebrações religiosas com público e proibição de festas particulares com qualquer quantidade de pessoas.

O vice-prefeito Renato Pike lembrou que estas restrições “são para que não tenhamos o fechamento geral, o chamado lockdown”.


A secretária Kátia Oliskowski informou que os estoques de medicações para intubar e sedativos estão baixos e alertou: “está muito difícil para comprar”. Além disso, o fato de termos poucos leitos de UTI disponíveis na região também contribuíram para a tomada de decisão.


Kátia garantiu que o poder público garante todas as estratégias de combate que estão ao nosso alcance, nós não podemos esperar menos da comunidade. Esperamos que cada um faça a sua parte. “O que está ao nosso alcance estamos fazendo”, garantiu.

Novas medidas
• Ficam proibidas a realização de festas particulares em residências.

• Suspensão de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público e cultos religiosos.

• Nos estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios (mercados, mercearias e supermercados), recomenda-se: (1) a limitação do acesso ser restrito a apenas 1 (uma) pessoa por família. Proibição de acesso de crianças menores de 12 anos; e (2) a redução da capacidade de entrada de pessoas em no mínimo 50% do limite permitido.


• Restaurantes / pizzarias – funcionamento até as 22h é permitido atendimento à la carte e de bufê. Após as 22h o atendimento é restrito apenas para retirada no balcão ou tele-entrega:


• Lanchonetes /padaria/ confeitaria food-trucks (ambulantes) / bares / pub / conveniências (em postos de gasolina ou não) / tabacarias / similares – funcionamento e entregas de pedidos no balcão até as 22h. Após as 22h somente serão autorizados pedidos deliveri e ficando vedado o consumo bebidas alcoólicas, no local;


• Recomenda-se que os velórios realizados em âmbito municipal tenham duração máxima de 4 (quatro) horas nos casos que não são suspeitos de covid-19 e sejam realizados entre as 7 horas até as 18 horas limitando a entrada ao local em 10 (dez) pessoas por vez. As celebrações de despedidas também deverão ser limitadas à presença de somente 10 (dez) pessoas, utilizando obrigatoriamente a máscara. Quanto aos sepultamentos, estes deverão ocorrer até as 18h, sendo que nos casos a liberação do corpo seja liberado após as 18 horas este devera permancecer na funeraria até o horario que é permitida a realziação do velório. E nos casos confirmados de covid não existirá o velório. Em todos os casos, deverão ser obedecidas as normas da Vigilância Sanitária Estadual (Nota Técnica Conjunta nº. 025/2020 –DIVS).

• Suspensão do calendário de eventos esportivos organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), assim como os eventos e as competições esportivas e atividades coletivas da iniciativa pública e privada; (futebol, vôlei, bocha, sinuca, baralho, padel, basquete,entre outras.).

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias