Polícia Militar trabalha ‘na defesa do cidadão de bem’ e orientação das pessoas

 Polícia Militar trabalha ‘na defesa do cidadão de bem’ e orientação das pessoas
Entrevista na íntegra com o Coronel Péricles de Matos

O comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Paraná, coronel Péricles de Matos, esteve em São Mateus do Sul nesta segunda-feira e concedeu entrevista a Rádio Cultura Sul FM. Entre outras coisas ele falou sobre o aparelhamento da polícia, ocorrências relacionadas ao Coronavírus e avanços frente ao crime organizado. Dentre elas, relacionadas ao meio rural e combate tráfico de drogas.

Péricles de Matos é natural de Irati e veio para São Mateus do Sul à convite do deputado estadual Emerson Bacil que coordenou a entrevista com o comandante da PM no Paraná. O parlamentar exerceu seu papel de representante regional no sentido de colocar situações e necessidades regionais e, amistosamente, dialogar sobre medidas importantes para o Sul e Centro-Sul do estado.

Coronavírus e trabalho
“Tenham a consciência de acreditar”, disse sobre o Covid-19. “Pratique esta proteção”, emendou. Péricles de Matos insistiu no entendimento de que é necessária a atenção das pessoas para colaborar e ajudar com as medidas preventivas e protetivas em saúde pública. A PM tem atuado em apoio aos agentes municipais e estaduais em função de cumprimento dos decretos estabelecidos.

Apesar das ações de apoio e proteção tomarem o foco das atenções, os crimes de furtos e roubos diminuíram no Paraná. De acordo com o comandante, em parte, pela maior permanência das pessoas em casa e, por conta disso, dificuldade imposta ao criminoso de cometer delitos. Por outro lado, violência doméstica teve um crescimento nas ocorrências e a PM trabalha medidas para coibir.

Homicídios e drogas
Um dos dados positivos da PM no estado é de que mais de 60% dos municípios não registraram um único homicídio em 2020. Segundo o coronel, pelo policiamento ostensivo e orientação. Até porque as drogas têm relação direta com isso. “Traficante matando traficante ou matando usuário”, explica. O que configura o grande número destes crimes de morte, no Paraná.

O combate efetivo ao tráfico de drogas, com inúmeras apreensões e participação da sociedade em delatar locais que comercializam entorpecentes são fatores que amenizam a situação. Somado do melhor aparelhamento da PM, com veículos e armamentos que dão condições aos policiais de enfrentamento com maior agilidade e respaldo diante dos criminosos.

Proteção e polícia
“Nosso policial é o muro que impede que o criminoso chegue até a tua casa. Apóie o nosso policial”, disse ao microfone da Cultura Sul FM. Na rádio, o comandante mencionou a importância de a sociedade compreender o papel da polícia e ser colaborativo. Os agentes estão trabalhando sempre no sentido de orientar, não apenas de aplicar a Lei ou coibir e combater crimes.

Péricles de Matos mencionou a dor da perda de policiais em combate contra o crime. Estão em andamento três licitações para compra de armamento que, ele, são justamente para dar respaldo aos servidores de segurança pública. “Dói o coração quando da queda de um policial alvejado por um criminoso”, disse. Tendo aparelhamento melhoram as ações e amenizam este quadro.

Na defesa do Estado democrático, o coronel ressaltou o respeito às leis, às famílias e com princípios de fé. Sempre buscando “proteger as pessoas de bem”, reafirmou. A pedido de Bacil, a 3ª Companhia de Polícia Militar de São Mateus do Sul (para atender a região) necessita de nova viatura o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária Batalhão (BPEC). Solicitação foi repassada ao comandante.

Da mesma forma, o deputado encaminhou o pedido de fuzil para o município de Paula Freitas e outras demandas gerais. O parlamentar citou o bom relacionamento com o comando da PM e o respeito pelo trabalho. “Temos sempre a confiança deste trabalho importante em prol da segurança e nosso gabinete está buscando defender nossa região e os paranaenses”, frisou Bacil.

Da redação

Últimas notícias