Possível incêndio criminoso em São Mateus do Sul

 Possível incêndio criminoso em São Mateus do Sul

Na tarde desta sexta – feira (06), uma grande proporção de fumaça preta chamou atenção dos motoristas que trafegam na BR 476 próximo ao trevo sentido União da Vitória. Segundo o proprietário do terreno, pneus foram jogados para serem transportados e descartados em locais adequados. “Observamos uns meninos andando por aqui e até achamos estranho, infelizmente o cadeado do portão foi estourado e várias pessoas andam por este local, motivo de não perguntarmos o que os meninos estavam fazendo”, comenta o proprietário que não quis se identificar.

No momento em que avistou o incêndio chamou o Corpo de Bombeiros para apagar o fogo. “Mesmo percebendo que as chamas não ofereciam risco, a primeira coisa que fiz foi chamar os bombeiros para apagar, a fumaça estava muito grande.”

O chefe regional do Instituto Água e Terra (antigo IAP) José Ewerling, comenta que a queima de pneus e materiais com características semelhantes é proibida. “Realmente de longe avistei essa fumaça escura, o que é altamente tóxico”, ele faz o pedido para que a população descarte o material em local correto. “Existe uma legislação determinando que estes tipos de materiais devem ser devolvidos a indústria. O governo do estado tem um programa que faz este tipo de coleta, não tem nem o porque de fazer este descarte em terrenos baldios.”

Foi recomendado ao proprietário que a destinação correta do material seja feita o mais rápido possível. “Conversei com ele para fazer um boletim de ocorrência para não responder por crime ambiental”, comenta Ewerling.

A equipe do Corpo de Bombeiros apagou as chamas, em seguida o proprietário realizou os procedimentos adequados para o descarte do material.

Fotos e reportagem: Lucas Polak

Últimas notícias

Leave a Reply