Palmeira inicia evento cultural nesta sexta-feira agregando e envolvendo grupos da região

 Palmeira inicia evento cultural nesta sexta-feira agregando e envolvendo grupos da região

O município reúne diversas apresentações, num grande evento cultural, entre esta sexta-feira (08/11) e domingo (10/11). É o festival “Tocadores – Encontro de Tradições” reunindo grupos folclóricos, artesãos e mestres da tradição popular paranaense. Para o público todos os espetáculos são gratuitos, com palestras e oficinas, num palco montado na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro Histórico.

Entre outras coisa, conforme a organização, o intuito é promover a interação e troca de experiências entre público e artistas. A programação iniciou as 8h e segue até às 22h, nesta sexta. Mesmo horário para amanhã sábado e encerra às 20h, no domingo. Entre os destaques está o grupo Congada Ferreira da Lapa, que celebra 200 anos de aniversário. Mesma idade de Palmeira.

Esse grupo será homenageado, no evento, com uma exposição fotográfica de Daniel Castellano. A lapeana Congada da Família Ferreira, atualmente, é a única em atividade no Estado. É mantida pelo embaixador Ney Manoel Ferreira e seu irmão, o Rei Miguel Ferreira. Ambos conduzem o grupo por décadas e trabalham para dar continuidade a esta tradição no Paraná.

Realizada em homenagem a São Benedito, a apresentação conta com versos, músicas, danças e uma encenação que conta a história de um mal entendido entre o Rei do Congo e o embaixador que representa a Rainha Ginga, de Angola. Outros destaques são: a Orquestra Paranaense de Viola Caipira de Cascavel, o Grupo de Fandango Mestre Eugênio de Paranaguá (formado exclusivamente por crianças) e o Folclore Ucraniano Spomen de Mallet.

Participam, ainda, os mestres Itaercio Rocha com oficina de Estandartes e Leonardo da Cruz, do Quilombo Paiol de Telha de Guarapuava, com Dança Afro. O Coletivo Kokir de Maringá faz exposição e palestras de arte indígena, assim como Xondaro Arte Indígena de Curitiba, entre outras atrações.

Em paralelo, haverá feira de artesanatos, com diversas cooperativas de todo o Paraná. Com presença confirmada dos Artesãos da Lapa, de Guaraqueçaba, Bordadeiras de Prudentópolis, Pêssankas de União da Vitória, Mulheres de Santo Antônio da Platina e Outro Olhar – Cooperativa de Artesãos Guaranis de Guarapuava. Outros grupos e cooperativas ainda confirmam presença até o evento.

Da redação com fotos e informações da prefeitura de Palmeira

Últimas notícias

Leave a Reply