Bacil ministra palestra sobre Erva-mate no Smart Farm com foco ao mercado e tendências

 Bacil ministra palestra sobre Erva-mate no Smart Farm com foco ao mercado e tendências

O evento realizado no Mabu Curitiba Business, na capital do Estado entre esta terça-feira (15/10) e quarta-feira (16/10), tem o foco em geração e disseminação de conhecimento, facilitando o emprego de tecnologias para a melhor eficiência. Visando melhores lucros, qualidade de vida e sustentabilidade. Dentre o seleto e renomado grupo de palestrantes, esteve o deputado estadual Emerson Bacil (PSL).

Coube ao parlamentar falar sobre a erva-mate. “Fazenda Sustentável – Mercado, Desafios e Tendências” foi o tema da abordagem em que Emerson Bacil destacou a produção sustentável e ambientalmente correta da erva-mate sombreada, em meio às florestas remanescentes com Pinheiro Araucária, concentradas, em sua maioria, na região Sul e Centro-Sul do Paraná.

“Defendo o manejo e a sustentabilidade. Acredito que precisamos encontrar o caminho que mantenha a qualidade de vida do pequeno agricultor, que sempre preservou, em harmonia com o meio ambiente”, frisa o deputado. “Estamos discutindo tudo isso com diversos setores da sociedade e entendo ser necessário repensar a legislação, mantendo as florestas remascentes preservadas, mas dando condições de bem estar para que preservou”.

Emerson Bacil conduz o Bloco Parlamentar de Incentivo à Erva-mate, como presidente, e ocupa o mesmo posto na Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES). Ao longo de nove meses de parlamento fez diversos encaminhamento ao governo no setor. É do deputado autoria da Lei que coloca a ExpoMate, de São Mateus do Sul, no calendário estadual. Também defende o plantio de erva-mate embaixo de redes de energia elétrica e inclusão do chá da erva-mate na merenda escolar.

O deputado cita a necessidade de divulgar a erva-mate de forma institucional pelo Estado do Paraná, bem como a participação da sociedade. “Fizemos uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para promover este embate e, juntos, avançarmos por um caminho”, explica. Todas as situações fizeram parte da palestra de Bacil.

Aí final, muitos presentes fizeram questionamentos ao parlamentar que respondeu as indagações e aproveitou o espaço para justificar a importância econômica da erva-mate, em especial para o Sul e Centro-Sul do Paraná. “Tanto no campo da geração de renda quanto na manutenção sustentável de florestas. Em torno de 100 mil família tem no setor ervateiro potencial gerador de lucros, com possibilidade de ampliar, quanto associação com outras atividades que contribuem para o meio ambiente”, disse.

“Com foco ao mercado e tendências abordei as perspectivas do nosso ouro verde, bem como citei o trabalho parlamentar que tem nesta cadeia produtiva uma das bandeiras centrais. Nossa região carece de ações que visem o desenvolvimento e, no caso, este evento busca justamente estas potencialidades com foco à tecnologia e iniciativas positivas que fomentem a qualificação”, ressaltou Emerson Bacil sobre a oportunidade singular de colocar a erva-mate neste debate de interesse técnico e para investimentos.

Últimas notícias

Leave a Reply