Hospital Paulo Forte emitiu nota sobre internamento de pacientes possível de ser feito por médicos

 Hospital Paulo Forte emitiu nota sobre internamento de pacientes possível de ser feito por médicos

Há alguns dias, desde a semana passada com a notícia de rompimento de parte do contrato da prefeitura frente ao Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, muitos fatos têm se tornado assunto entre as pessoas do Município. Uma das questões seria sobre a forma de internar pacientes e competência para isso dentro da entidade que emitiu nota sobre o assunto.

A reportagem do Portal e Rádio Cultura Sul FM apurou que parte do contrato foi suprimido, o que atinge o atendimento de clínica geral. Pairaram dúvidas sobre o assunto e tanto o Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes quanto a prefeitura de São Mateus do Sul informaram à reportagem que iriam emitir notas oficiais sobre o caso e justificativas.

Neste contexto, uma fonte revelou à reportagem que o hospital teria um contrato com o Estado do Paraná, em que é referência para atendimento em média complexidade. Isso para São Mateus do Sul e Antônio Olinto o que implicaria em atender todos os pacientes encaminhados pelos clínicos destes municípios, indistintamente. Seria o segundo passo de um protocolo.

Por meio de nota, a diretoria do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes e a diretoria do Corpo Clínico prestaram alguns esclarecimentos. Nela, há a afirmação de que os diretoria desenvolve suas atividades de forma voluntária, “cumprindo fielmente o que rege o Artigo 29 do Capítulo III do Estatuto Social da Entidade”, conforme a divulgação.

Entre outras coisas, afirma que todos os médicos que fazem parte do corpo clínico podem internar paciente no hospital. Também outros têm a mesma prerrogativa. “O profissional médico que não faça parte das Escalas de Sobreaviso e de Plantão Presencial, tem o direito de internar seus pacientes”, acrescenta a nota.

Isso independentemente se o paciente for do Sistema Único de Saúde (SUS), Convênios ou Particular. Se internando pelo SUS, o profissional recebe os honorários de acordo com a Tabela de Procedimentos Médicos e Hospitalares do SUS. De certa forma, contextualizando de que todas as pessoas que carecem de suporte médico têm esta do Paulo Fortes.

A nota, ainda, pontua de que não há impeditivos para médicos que estão fora do sistema próprio da unidade. “Esclarecemos que são infundadas as alegações de que a Diretoria do HMDPF proibui profissionais médicos de internarem pelo SUS por não fazerem Plantões de Sobreaviso. Eles podem sim, e tem o direito de internar seus pacientes”, descreve o documento.

Ao final, tanto a diretoria quanto o corpo clínico se colocam à disposição, conforme a nota, para qualquer esclarecimento necessário. Da parte da prefeitura, ainda, não houve nenhum tipo de manifestação à reportagem. Se sabe de reuniões que ocorreram, mas por enquanto sequem a administração municipal esclareceu o rompimento de parte do contrato ou implicações disso.

Da Redação

Últimas notícias

Leave a Reply