Iapar e startup criam plataforma para gestão de máquinas agrícolas

 Iapar e startup criam plataforma para gestão de máquinas agrícolas

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) desenvolveu, junto com startup Agropixel, de Londrina, um sistema que contribui para o gerenciamento de máquinas agrícolas, principalmente para propriedades que produzam grãos. Foi criada uma plataforma web gratuita para os agricultores acrescentarem dados que podem ajudá-los a controlar os gastos e aumentar a rentabilidade.

O Sistema de Gestão de Máquinas Agrícolas (Sigma) é o primeiro do Brasil aberto e gratuito para o usuário. Ele já está disponível, em fase de validação pelos produtores. O Sistema analisa se o investimento e a produtividade da lavoura cobrem os custos operacionais e a capacidade de pagamento das aquisições. “Se o produtor paga, por exemplo, R$ 150 mil em um trator, essa máquina tem que gerar trabalho para pagar o próprio custo e ainda criar uma renda extra que possibilite a compra de outro trator no futuro. O Sigma calcula muitas dessas variáveis”, explica o pesquisador do Iapar Anderson de Toledo.

De acordo com ele, o produtor geralmente tem uma visão parcial da propriedade, sem dimensionar o uso das máquinas em face ao investimento aplicado e aos custos da atividade. “Se no final do mês sobrou dinheiro, tá bom. Muitas vezes é assim que o agricultor pensa”, diz.

Conforme o proprietário da Agropixel Francisco Nogara, a plataforma está disponível na internet para que produtores possam verificar a eficácia da ferramenta. “Estamos buscando mais produtores rurais que queiram testar a plataforma. Vamos ajudar a acrescentar os dados e acompanhar os resultados”, explicou.

VIABILIDADE DO NEGÓCIO – A avaliação do Sigma baseia-se nos dados que os agricultores devem inserir na plataforma. “Ele vai informar, por exemplo, quanto gastou com combustível, manutenção, mão de obra para operar a máquina e até depreciação. Quanto mais informações sobre a operação da máquina, melhor”, salienta Toledo.

A partir dos números, o Sigma informa a Viabilidade de Negócio, variável criada pelo sistema. Se o indicador for positivo, significa que as áreas cadastradas e a produção do local são suficientes para cobrir os custos de produção e ainda o investimento. Se for negativo, o produtor está tendo prejuízo.

PLANILHAS E PARÂMETROS – Os cálculos do algoritmo criado para o Sigma baseiam-se em dados que o pesquisador do Iapar Hevandro Delibera coletou desde 2006, quando ainda era estudante da graduação. Ele desenvolveu inicialmente planilhas no Excel, que serviram de base para a formação de parâmetros do software. Contudo, ainda era preciso fazer novos testes para aprimorar o algoritmo porque os números mudam ao longo do tempo – valor do litro do diesel, por exemplo.

Recentemente, outro pesquisador do Instituto, Dimas Soares Júnior, orientou um trabalho de pesquisa do estudante de agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Lucas Martins para validar a ferramenta e ajustar a base cadastral das máquinas. Foram inseridos dados das propriedades rurais das Redes de Referência para Agricultura Familiar, coletados pela Emater e o Iapar. Os resultados bateram em 90% dos casos.

PARCEIRA EM INOVAÇÃO – A Agropixel é uma das startups parceiras do Iapar em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). “A ideia é que tenhamos um espaço para essas startups no Iapar, para que possamos trabalhar de forma mais próxima”, disse o pesquisador Anderson de Toledo.

De acordo com ele, a parceria com startups e o desenvolvimento do Sigma faz parte do esforço do Iapar em desenvolver inovação para uma agricultura mais moderna, digital e altamente tecnológica.

O Sigma é aberto e gratuito, inédito no País. “Algumas entidades têm sistemas semelhantes, mas são exclusivos para seus integrantes ou cobram pelo acesso”, assegura Toledo. Ele também afirmou que há planos para melhorar a interface e ampliar o sistema quando aumentar o número de usuários. “Escolhemos inicialmente os grãos pela maior quantidade de dados públicos disponíveis. Quando mais agricultores inserirem dados na plataforma, pretendemos ampliar o Sigma para culturas perenes”, salienta Toledo.

O agricultor Leandro Mineo de Apucarana, Norte do Paraná, vai testar o Sigma na próxima safra de verão. Ele vai receber ajuda para inserir os dados no sistema dos pesquisadores do Iapar, que acompanharão o produtor rural ao longo de toda a safra para verificar a eficácia da nova tecnologia.

“Gostei do Sigma. Achei mais fácil para o uso do dia a dia do que um outro que me foi apresentado era mais complicado”, relata Mineo. Ele acredita que o sistema vai ser bastante útil para gerenciar a manutenção das máquinas. “Espero reduzir meus custos”, acrescenta Mineo.

Matéria: AEN

Foto: AEN

Últimas notícias

Leave a Reply