Assinada ordem de serviço. Novo Hospital Paulo Fortes saiu do papel com liberação

 Assinada ordem de serviço.  Novo Hospital Paulo Fortes saiu do papel com liberação

O Convênio estava assinado, mas “parado” no departamento jurídico da secretaria de Estado da Saúde (SESA). Liberação é creditada a ação efetiva e de representatividade do deputado estadual Emerson Bacil (PSL), nascido no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes e resistente no município. Governador Carlos Massa Ratinho Júnior veio para São Mateus do Sul com comitiva para liberar o início da obra.

Foto: Assessoria Deputado Bacil/Divulgação

Emerson Bacil tomou conhecimento da licitação concluída, de acordo com o Convênio 052/2018, e contrato assinado entre o Hospital Paulo Fortes e a empresa vencedora. De posse desta informação, por meio do gabinete, buscou informações e justificou a legalidade do processo. Em síntese, estava pendente a liberação e assinatura da ordem de serviço, feita nesta quinta-feira (22/08) pelo governador, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Emocionado, deputado Bacil destaca empenho da direção do hospital e conquista para São Mateus do Sul e região (Foto: Elias Iensen)

“São Mateus do Sul e região estão de parabéns”, destacou o deputado. “Esperado por muito tempo, por são-mateuenses e região, e concretizado o passo inicial, com a liberação para início dessa obra”, ressaltou Emerson Bacil, na assinatura da ordem de serviço para a construção do novo hospital. “Estou muito emocionado. É uma conquista histórica! Agradeço ao secretário Beto Preto, ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, e ao governador Ratinho Júnior”, disse.

Foto: Assessoria Deputado Bacil/Divulgação

O parlamentar enalteceu o trabalho dos diretores, sempre de forma voluntária, que segundo ele merece reconhecimento especial. “Se não fosse o sonho, muita vontade e dedicação, o objetivo não seria alcançado. Presidente atual e anterior, e toda diretoria e colaboradores são os grandes responsáveis por tornar possível a busca deste recurso, liberação e, agora, assinatura do início da obra”, observou Bacil.

Ratinho Júnior, vindo por convite do deputado Emerson Bacil, citou investimentos em diversas áreas. Na região demandas como as entradas entre a BR 476 e o município de Mallet (PR 281), e BRs 476 e 277 – PR 151, além da obra de ligação entre Irati e São Mateus do Sul, a PR 364. Todas na alçada do governo estadual. “É o começo de um governo que busca a melhoria de vida para os paranaenses”, afirmou. Ratinho Júnior garantiu empenho em defesa da região de São Mateus do Sul.

Foto: Assessoria Deputado Bacil/Divulgação

Para o chefe da Casa Civil, a obra traz benefícios para toda a região, sobretudo num início de trabalho para regionalizar a Saúde que é o objetivo do governador Ratinho Junior. A perspectiva é trabalhar para evitar, futuramente, deslocamentos para outros locais. “São Mateus do Sul, agora, de forma uma histórica terá uma nova unidade hospitalar”, afirma Guto Silva.

Beto Preto reafirmou o respeito com os todos os paranaenses o objetivo de ampliar as possibilidades de atender os pacientes mais próximos de suas casas. “O nosso compromisso, com toda cidade e com toda a região, de fazer uma saúde mais regionalizada”, discursou o secretário. O governo de Ratinho Júnior pretende ampliar os serviços em cidades pólos e trabalhar para diminuir a necessidade de deslocamentos de pacientes.

Foto: Assessoria Deputado Bacil/Divulgação

O projeto cita 52 leitos adultos; dez infantis de internação; 02 salas cirúrgicas; salas de exames (raios-X, tomografia, mamografia, ultrassonografia). Ainda, enfermarias Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) e espaço para apoio técnico e logístico. Também, espaço para ampliaçãoe acoplar Pronto Atendimento (PA) e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, futuramente.

O terreno para a obra, de propriedade do Hospital Paulo Fortes, tem 46.280,44 m², localizado na BR-476 – próximo à entrada em direção à Vila America –, e a construção total prevista é de 3.515,30 m². Tendo acessos distintos para pacientes do serviço de diagnóstico por imagem, das internações e visitas, administrativo e de funcionários e serviços. Além de amplo estacionamento.

“Precisamos relembrar, ainda, o trabalho do ex-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e dos colegas deputados Ademar Traiano [presidente da Assembleia Legislativa do Paraná], Alexandre Curi e Bernardo Ribas Carli [vítima de acidente aéreo em 2018]; e do então presidente do Instituto Teotônio Vilela, Marcello Richa”, lembra Emerson Bacil. “Pessoas que colaboraram, também.”

Da Redação

Últimas notícias

Leave a Reply