Teste com fumaça vai indicar se há irregularidade na rede de esgoto em São Mateus do Sul

 Teste com fumaça vai indicar se há irregularidade na rede de esgoto em São Mateus do Sul

A Sanepar vai realizar, neste mês de julho, testes de fumaça na sub-bacia da elevatória Bom Jesus, área de coleta por gravidade da Vila Americana. Os testes servem para detectar vazamentos e irregularidades nas redes coletoras de esgoto. Os testes não representam perigo para a saúde da população. A fumaça não é tóxica, nem mancha as roupas.

O teste é simples. Técnicos injetam a fumaça em pontos específicos da rede de esgoto (poços de visita) localizados nas esquinas e meio das quadras. Dependendo do local que a fumaça sair, é possível constatar se há irregularidade.

Será aplicado nas Ruas Antônio Bizinelli, Nazaré, Matos Costa, Alice Zampier, Ruas das Palmeiras, Rua dos Imigrantes e Avenida Iguaçu.

A fumaça pode sair pelas instalações internas das casas, como nos banheiros, cozinha e área de serviço, e ainda na parte externa, como ralos e calhas que coletam água de chuva. Neste caso, é possível comprovar que há ligação irregular, pois a água da chuva deve ser encaminhada para a galeria de águas pluviais, jamais para a rede de esgoto da Sanepar.

Caso sejam detectadas irregularidades dentro dos imóveis, os proprietários serão notificados pela Sanepar e terão 30 dias para regularizar a situação. Já na rede coletora de esgoto, instalada na rua, os consertos serão providenciados imediatamente pela Sanepar.

Da Redação

Últimas notícias

Leave a Reply