Bydgoszcz, na Polônia, recebeu o grupo Karolinka em turnê com grande público e muito encanto

 Bydgoszcz, na Polônia, recebeu  o grupo Karolinka em turnê com  grande público e muito encanto

Nota divulgada por meio da Levante Fotografia e Assessoria, cita a alegria com que os dançarinos do Grupo Karolinka representam as danças folclóricas e que vem ganhando cada vez mais fãs. Em turnê pela Polônia, os jovens estão mostrando canções e danças tanto polonesas quanto brasileiras, enchendo de orgulho os moradores de sua cidade natal.

Na noite desta segunda-feira (15/07), a apresentação foi na cidade de Bydgoszcz, na Polônia. O espetáculo intitulado “Bom Dia Polsko” reuniu, além do Karolinka, os anfitriões do Zespół Pieśni i Tańca Ziemia Bydgoska e, de Curitiba, o Wisła – Grupo Folclórico Polonês do Paraná. O espetáculo foi realizado em praça pública, em frente à Filarmônica Pomorska, e reuniu mais de mil pessoas que prestigiaram danças e cantos poloneses e brasileiros.

A imprensa local destacou que as apresentações de folclore polonês, e brasileiro, conquistaram o coração do público.  Nessa ocasião, a líder do grupo Ziemia Bydgoska, Elżbieta Kornaszewska, declarou sua alegria em receber os grupos folclóricos do Brasil e ressaltou, ainda, como a cultura polonesa permanece forte nas terras do Paraná.

“Há muitas lembranças, símbolos poloneses nas casas – eu não vi em muitos apartamentos na Polônia tantos símbolos nacionais quanto lá (no Brasil). Eles amam a Polônia”, declarou. Ao final do espetáculo, enquanto o coral cantava o clássico Asa Branca, os dançarinos brasileiros convidaram os fãs poloneses para cair na dança e fechar a noite histórica em grande estilo.

Em 2016, por ocasião da II Mostra de Folclore Polonês – organizada pelo Grupo Karolinka em São Mateus do Sul, o grupo Ziemia Bydgoska se apresentou em São Mateus do Sul. Isso durante a turnê que também incluiu espetáculo em Curitiba. Firmada a amizade naquela ocasião, agora, foi a vez dos jovens brasileiros serem recebidos como convidados, intensificando o intercâmbio cultural.

Para receber os jovens brasileiros, conforme a nota da assessoria, os dançarinos de Bydgoszcz prepararam uma festa de integração, ofereceram uma breve oficina de folclore polonês, além de apresentar as belezas locais aos visitantes.

Para quem ficou em São Mateus do Sul, ver o grupo local fazendo sucesso do outro lado do oceano é motivo de orgulho, segundo a nota da Levante. “Isso faz com que cada dia surjam novas manifestações de são-mateuenses parabenizando e expressando o orgulho pelas atividades do grupo”, destaca a publicação.

“A sensação é a mesma para aqueles que ajudaram na mobilização para arrecadação de verbas para possibilitar a concretização desse sonho”, complementa. “É um orgulho muito grande para nós, são-mateuenses, ter o Grupo Karolinka participando dessa turnê lá na Polônia. Eles são extraordinários! Merecem cada segundo desta viagem, pois são a expressão do ir além, buscar e inovar. Eu me sinto representada nessa alegria que eles representam”, aponta Nigia Gogola, do Hotel Dom Leopoldo, e uma das muitas pessoas que se mobilizaram em favor do grupo.

“A cidade se uniu em prol dessa viagem. Karolinka, amado, conquista e aprende aí tudo o que for para o seu crescimento. Nós, aqui, ficamos agradecidos em acompanhar essa viagem”, complementa Nígia. Para acompanhar todas as informações sobre a turnê na Polônia, a assessoria informa que o Karolinka disponibilizar fotos e informações nas redes sociais: fb.com/grupokarolinka e instagram.com/grupokarolinka

Da redação com informações da Levante Fotografia e Assessoria e fotos de Tomasz Czachorowski e Anna Kopeć.

Últimas notícias

Leave a Reply