Conheça o lindo trabalho realizado há mais de 35 anos pela APAE de São Mateus do Sul

 Conheça o lindo trabalho realizado há mais de 35 anos pela APAE de São Mateus do Sul

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Mateus do Sul (APAE SMS) foi fundada em 21 de outubro de 1980, em reunião realizada nas dependências do Clube Ideal São-mateuense, sendo apadrinhada pela APAE de Irati-PR e pelo Rotary Club, com a missão de promover a defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.

Em 12 de janeiro de 1988, a instituição recebeu o “Reconhecimento de Utilidade Pública”do Governo Federal, pelo decreto nº 95.618, recebendo, também reconhecimento estadual,pela Lei nº 8.873, de 06/10/1988, e municipal, pela Lei nº 1.833, de 15/12/2008.

Atualmente, a APAE SMS possui 129 alunos, da zona urbana e rural do município, além de pessoas de outras cidades que têm sido atendidas pela instituição, por meio do PRONAS.

Atualmente, a APAE SMS possui 129 alunos, da zona urbana e rural do município, além de pessoas de outras cidades que têm sido atendidas pela instituição, pelo projeto PRONAS.
A ideologia de inclusão da APAE é percebida na inserção de todos(as) os(as) alunos(as) às atividades e eventos realizados. Independente da limitação que o aluno(a) tenha, ele(a) sempre participará.

No total, são 110 pessoas envolvidas nas atividades da organização, sendo que 36 funcionários têm vínculo empregatício estadual, 5 são por convênio municipal, 8 funcionários são pagos pelo convênio SUS, 12 pelo Convênio PRONAS, 6 mães voluntárias que fazem parte do Clube de Mães, além de 4 funcionários e 9 estagiários pagos pela APAE.

Há ainda, aproximadamente 30 profissionais voluntários de diversas áreas envolvidos nos projetos da instituição.

Estabelecidos na Rua João Bettega, 1014, no bairro Vila Faty, a APAE possui uma estrutura desenvolvida para atender as necessidades de cada aluno, de forma a incluir todos nesse espaço, sem desigualdade.

Na luta em defesa aos direitos da Pessoa com Deficiência, ao longo de mais de 38 anos de história, a APAE SMS foi segmentada em quatro esferas de atuação: Educação, Saúde, Assistência Social e Captação de Recursos, a fim de garantir atendimento especializado e apoio às famílias da Pessoa com Deficiência.

A APAE executa serviços assistenciais de forma gratuita e permanente a toda Pessoa com Deficiência e seus familiares. A instituição também organiza projetos e promove campanhas a fim de arrecadar fundos destinados ao financiamento de ações para o atendimento à Pessoa com Deficiência e incentiva a participação e envolvimento da comunidade, por meio de doações e de parcerias com empresas públicas e privadas.

Atualmente, mais de 40 estabelecimentos municipais fazem parte da iniciativa denominada “Empresa Amiga”, com doações mensais e apoio aos projetos desenvolvidos na instituição.

O Departamento Financeiro da APAE é conduzido pela Diretoria Executiva, em ação conjunta com o Departamento de Captação de Recursos. O Setor de Captação de Recursos foi iniciado pela APAE no ano de 2015, paralelo a criação do Projeto Empresa Amiga.

O setor desenvolve um conjunto de estratégias e processos que visam levantar recursos financeiros para a Organização. Além disso, cabe a este departamento uma visão especialista e técnica, afim de adquirir os recursos necessários para a realização de projetos que visam o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência e de seus familiares.

Atualmente a equipe de Captação de Recursos da APAE SMS é formada por um coordenador e seis estagiários que atuam ativamente no desenvolvimento e execução de iniciativas e projetos focados na construção de uma escola estruturada para atender os 129 alunos da Instituição de forma eficiente.

Os alunos realizam atividades que visam o desenvolvimento da autonomia corporal e da criatividade.

A entrada de recursos ocorre, em maior parte, pelas ações e projetos desenvolvidos pela própria instituição, além da doação de pessoas físicas, chamadas de “Amigo Apaixonado”, e pessoas jurídicas, “Empresa Amiga”.

A APAE é dividida em quatro departamentos, sendo o setor educacional responsável pela formação escolar, a assistência social responsável pelo atendimento social do aluno e seus familiares, o setor de saúde, onde é feito todo o atendimento médico especializado, e a captação de recursos, onde são desenvolvidas as ações e projetos que objetivam arrecadar fundos para a APAE.

De forma transparente e muito bem organizada, é possível acompanhar os eventos e atividades através do site da APAE na internet e das redes sociais, como Facebook e Instagram.

Funcionários da APAE realizam trabalhos de segunda à sexta-feira, além de atividades que podem ser realizadas nos finais de semana e que sempre contam com a colaboração de todos.

Os profissionais necessários e disponíveis para o atendimento dos alunos e familiares são: enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, médicos, terapeuta ocupacional, assistente social e, em breve, haverá atendimento odontológico também, sendo considerado pela instituição como uma grande conquista.

Quando perguntada sobre como é trabalhar na APAE, Andreia Furman, diretora da instituição, comenta que é uma experiência e um aprendizado todos os dias, agregando muito na vida profissional e pessoal. “Trabalhar com pessoas especiais nos tornampessoas especiais, vivenciar situações diferenciadas todos os dias. Amo meu trabalho!”.

“Nós do setor de captação de recursos, nos sentimos realizados em trabalhar na APAE.  Não só a cada recurso angariado mas também a cada sorriso, abraço e carinho dos alunos, nos proporciona mais alegria e vontade de realizar mais projetos para garantir o desenvolvimento, o bem estar e a qualidade de vida de cada aluno e seus familiares”, relata Denise Heider, Coordenadora Administrativa do Setor Captação de Recursos.

Conhecer o espaço e o corpo de colaboradores da APAE foi muito enriquecedor. A APAE é um espaço de muita entrega e pureza, e a cada nova visita feita, nos tornamos melhores e passamos a olhar o mundo de uma forma mais amorosa.

Nós do Portal Cultura Sul convidamos todos os leitores a conhecerem a APAE e se interarem sobre os trabalhos desenvolvidos pela Associação. Com certeza uma visita até o lugar será de grande valor pessoal e te fará repensar sobre a vida. Frequentar uma APAE é fazer brotar dentro de si a gratidão e o amor a cada novo dia.

Da redação Portal Cultura Sul FM.

Últimas notícias

Leave a Reply