Campanha Paraná sem Drogas leva debate e reflexão às salas de aula

 Campanha Paraná sem Drogas leva debate e reflexão às salas de aula

Secretaria Estadual de Educação do Paraná; Colégio Estadual Leôncio Correia, palestra para alunos sobre drogas, Mes de Junho sem Drogras. 28-06-18. Foto: Hedeson Alves

A prevenção ao uso de álcool e outras drogas é o foco dos debates e ações pedagógicas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte durante a campanha Junho – Paraná Sem Drogas. As atividades implementadas na rede estadual de ensino são desenvolvidas em parceria com o Comitê de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Paraná, com o projeto Semear e com a Secretaria de Estado da Saúde.

As ações do Junho Paraná Sem Drogas acontecem em três fases: primeiro, a mobilização, em cada escola, para abordar o tema em sala de aula por meio de leituras, pesquisas e debates preparatórios. A ideia desse primeiro momento é incentivar que os alunos da rede façam uma reflexão sobre o tema.

Na segunda fase, acontecem as Rodas de Conversa em 33 escolas indicadas pelos Núcleos Regionais de Educação. As Rodas são direcionadas para os estudantes do Ensino Médio e serão articuladas pela Secretaria e pelo Núcleo, com a participação de educadores, lideranças estudantis, representantes da Saúde, do Ministério Público, da Segurança Pública e dos Conselhos Municipais de Política sobre Drogas.

As Rodas de Conversa foram pensadas para que os estudantes tenham um espaço para o diálogo e para tirar dúvidas sobre o uso de álcool e drogas, explica Simone Baroni, técnica pedagógica do Departamento de Diversidade e Direitos Humanos e uma das responsáveis pelo planejamento e implementação das ações do Junho Paraná Sem Drogas.

“É um momento para que eles se sintam à vontade para expor o que pensam sobre o assunto e ouvir o que especialistas de várias áreas, de várias abordagens, têm a dizer. Esse formato de conversa facilita a troca, gera mais engajamento”, avalia

PROJETO DE VIDA – Com o objetivo de garantir que o debate a conscientização sobre o uso de álcool e drogas sejam constantes no ambiente escolar e não apenas uma ação pontual durante o mês de junho, a terceira fase acontece no segundo semestre, quando os estudantes que participaram da Roda de Conversa farão a avaliação das ações e desenvolverão o Projeto de Vida, com foco na temática da Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas.

“Dessa forma, queremos promover o protagonismo juvenil na escola, que esses estudantes desenvolvam ações de prevenção ao álcool e outras drogas das mais variadas formas possíveis, com teatro, jornal, dança, poesia, literatura”, diz Simone. “Também esperamos que eles pensem no impacto das suas escolhas para as suas vidas. Não só falar, ‘droga não’, ‘droga mata’ e outras frases prontas. Mas que eles comecem a refletir sobre o que querem para suas vidas e o que precisam fazer para atingir esse propósito”, explica.

FACILITADORES – As Rodas de Conversa promovidas nas escolas serão mediadas por pedagogos e profissionais da Saúde, do Ministério Público do Paraná e da Secretaria da Segurança. Esses profissionais são os facilitadores e passarão por dois dias de capacitação sobre temáticas relacionadas ao uso de álcool e drogas – como a discussão da descriminalização ou a presença de drogas no espaço escolar, fatores de risco e fatores de proteção.

A proposta dessa capacitação é fornecer subsídios para a mediação e a troca com os estudantes durante as Rodas. Serão abordados quatro grandes eixos: Impacto da drogadição na Saúde, Projeto de Vida e Uso de Drogas, O uso de álcool e outras drogas no contexto brasileiro e Proposta metodológica das Rodas de Conversa.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.g

Matéria da Agência Estadual de Notícias.

Últimas notícias

Leave a Reply