Fomento Paraná inaugura novo portal institucional

 Fomento Paraná inaugura novo portal institucional

A Fomento Paraná está com um novo portal institucional em funcionamento. O site foi desenvolvido em parceria com a Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e publicado nesta segunda-feira (20). O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi o primeiro a acessar a página, apresentada pelo presidente da instituição, Heraldo Neves.

O novo portal foi concebido em uma plataforma inovadora, desenvolvida pela Celepar para atender às necessidades do Estado, que contempla todo o arcabouço legal atual, como a transparência, acessibilidade e facilidade de uso para as pessoas e também integra os serviços públicos disponíveis no Governo Digital.

O site possui design responsivo, o que significa que o tamanho das páginas se adapta ao tamanho das telas nas quais é exibido, como telefones celulares e tablets.

Além do visual moderno, entre as novidades estão um novo simulador de financiamentos das linhas de crédito da instituição, que atendem desde o empreendedor informal, ou profissional autônomo, micro, pequenas e médias empresas de todos os setores da atividade econômica no estado.

“A Fomento Paraná renovou seu portal cumprindo a legislação atual, as questões de acessibilidade, de transparência, e procurando facilitar aos nossos clientes o acesso ao crédito para fortalecer seus negócios”, afirma Heraldo Neves. “Um dos desafios era justamente melhorar o acesso aos nossos produtos por meio dos telefones celulares, que para muitas pessoas são a principal, se não única, forma de acesso à internet, inclusive para compras e para contratação de financiamentos.”

De acordo com a Celepar, a identidade visual adotada para os serviços do novo site da Fomento Paraná define uma linguagem única, que passa a integrar os portais governamentais do Estado e facilita o reconhecimento das páginas oficiais.

Essa concepção foi desenvolvida a partir de um estudo baseado em conceitos e princípios de legibilidade, usabilidade, navegabilidade, acessibilidade e padrões de interoperabilidade, que foram aplicados diretamente no planejamento da arquitetura da informação para que nunca se perca de vista o foco principal, que é o usuário.

Diversos elementos de acessibilidade, construídos conforme as diretrizes do W3C, a principal organização mundial de padronização da web, possibilitam que todos os cidadãos tenham acesso ao conteúdo do portal, que pode ser visualizado em diferentes plataformas.

Esses elementos padronizados, que estão presentes em todos os sites e portais desenvolvidos com o CMS-Celepar, são bastante similares aos Padrões de Acessibilidade Digital (e-MAG), preconizados pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Governo Federal.

Também, para cumprir a Lei Estadual nº 18.975/2017, que institui a obrigatoriedade da divulgação do alerta para resgate de pessoas em todos os sites governamentais em até 30 minutos após sua expedição, a barra institucional do Portal da Fomento apresenta um link para o cadastro de pessoas desaparecidas do Paraná. Desta forma, o portal, ao mesmo tempo em que oferece serviços ao cidadão, auxilia o trabalho de investigação policial na coleta de informações para elucidar esses desaparecimentos.

Este é um exemplo de como várias instâncias do Estado podem atuar e se entrelaçar de forma orgânica nos serviços disponíveis no Governo Digital.

O portal observa também o Decreto Estadual nº 4.477/2009, que estabelece regras, diretrizes e responsabilidades aos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo do Paraná que prestam serviços pela internet diretamente à população.

Ao integrar design e arquitetura da informação ao Sistema de Gestão de Conteúdos desenvolvido pela Celepar (CMS-Celepar), o Portal proporciona total autonomia para que o cliente divulgue informações, com a garantia de performance e de facilidade na manutenção.

Essa estruturação também destaca informações e serviços estratégicos do órgão, o que possibilita que os conteúdos sejam distribuídos de acordo com sua importância ou relevância para o público-alvo.

Matéria: AEN

Foto: AEN Divulgação

Últimas notícias

Leave a Reply