Festa da Colheita celebra, em São Mateus do Sul e região, a confraternização da IG-Mathe

A Rua Barão do Rio Branco, no Centro de São Mateus do Sul, estará fechada para o trânsito e aberta para comemorar o início da colheita da erva-mate. Não apenas da planta, mas daquela que tem o reconhecimento de Indicação de Procedência (IP) e é parte da 1ª Indicação Geográfica (IG) para o produto no Brasil. Evento cultural reúne competições e entretenimento neste domingo (19/05).

A Festa da Colheita é a confraternização de toda a cadeia produtiva da erva-mate da região, organizada pela Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe) de São Mateus do Sul. É um evento específico que envolve, também, outros cinco municípios da região que São Mateus do Sul que tem a IG do produto. São João do Triunfo, Antônio Olinto, Mallet, Rio Azul e Rebouças.

Presidente Ton Lugarini em palestra sobre a IG-Mathe

O presidente da IG-Mathe, Helinton (Ton) Lugarini, ressalta que o objetivo é destacar a importância da entidade e todos os envolvidos na cadeira produtiva. “Sempre foi uma vontade da associação desde que ela surgiu, de fazer um evento específico”, explica. Com apoio da prefeitura, a entidade visa a comemoração do início da colheita e fomenta novas perspectivas para o futuro.

Ton Lugarini destaca que a erva-mate, que vai para a embalagem é certificada, tem sua colheita entre maio e setembro. Para tanto segue regras específicas e supervisionadas que permitem rastrear a planta desde sua semente até o processamento final. Disso, a Indicação de Procedência conferida em 21 de setembro de 2017.

A IG-Mathe é um das IGs instituidas no Paraná, com trabalho do Sebrae/PR e demais parcerias

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), num trabalho feito em meio a parceiros e com ação pontual do Sebrae Paraná, analisou todo o processo e outorgou a concessão para a IG-Mathe desta certificação. “Não temos ainda dados precisos, mas é visível um reflexo em toda sociedade”, observa o presidente da entidade.

Ton Lugarini acrescenta que produtores de toda a área geográfica da IG, dos seis municípios, podem buscar o registro do seu produto e usufruir do reconhecimento que agrega valor ao produto pela confiabilidade do processo produtivo. Tendo uma série de critérios a serem seguidos para levar à embalagem uma erva-mate com rastreabilidade, independentemente de ser sócio da IG-Mathe.

A celebração da colheita, de acordo com o presidente, visa justamente unir os produtores, empresários do setor e a sociedade. Fortalecendo este elo da cadeia produtiva com o município de São Mateus do Sul e região. Disso a promoção cultural, atrelada às apresentações culturais e praça de alimentação. Tudo feito, em meio aos associados e colaboradores.

A festividade deste domingo vai premiar a maior folha de erva-mate, a maior roda de chimarrão e a maior cuia de porongo. O regulamento completo está disponível no Facebook (https://www.facebook.com/grupoigmathe/). A IG Mathe, também, atende num endereço comercial: Rua Paulino Vaz da Silva 687, Centro, São Mateus do Sul/PR, das 13h às 17h.

Da redação com fotos de Ton Lugarini/IG-Mathe

Últimas notícias

Leave a Reply