Assembleia aprova projeto de Bacil que incentiva produção de erva-mate do Paraná

 Assembleia aprova projeto de Bacil que incentiva produção de erva-mate do Paraná

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que coloca a “Expomate” no calendário oficial do Paraná. A votação foi concluída nesta quarta-feira (29). O texto segue para sanção do governo.
De acordo com a proposta do deputado Emerson Bacil, o terceiro final de semana do mês de setembro fica destinado para o evento realizado em São Mateus do Sul, com participação de municípios vizinhos. Em 2019, a Expomate chega a 15° edição.
“Mais de 36 mil famílias cultivam erva-mate no Estado. Um segmento importante e que precisa ser incentivado em todo o Paraná”, pontua.
Bacil possui laço estreito com o “ouro-verde” e defende o setor constantemente: no Legislativo por meio de projetos de lei, discursos, reuniões. O assunto também foi levado por ele até Brasília.
Na semana passada, o parlamentar esteve com a ministra da Agricultura Tereza Cristina.
Já no gabinete, em Curitiba, nesta terça-feira (28), Emerson Bacil, que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia recebeu representantes do meio, entre eles pesquisadores. O grupo apresentou iniciativas sobre desenvolvimento de medicamentos, alimentos e cosméticos a partir da erva-mate e sistemas integrados.
“Debatemos temas relevantes para o desenvolvimento regional – erva-mate é um dos grandes símbolos do Paraná, com pesquisas em universidades que podem ajudar a alavancar a cadeia produtiva”, explica Jorge Baggio, coordenador de pesquisa, extensão e pós-graduação do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).
Participaram também: IAPAR, Fundação Araucária e prefeitos da região.

O Paraná é responsável por 54% da produção nacional de erva-mate. 18 dos 20 principais municípios no segmento são paranaenses. Cruz Machado , São Mateus do Sul e Bituruna se destacam. Cerca de 80% da produção saem de pequenas propriedades. Os dados são do IBGE.

No link, áudios do deputado e do pesquisador:

https://bit.ly/2QtWm16

No outro link, o vídeo do encontro do deputado com a ministra:


Matéria: Assessoria de Comunicação, Repórter Andressa Tavares

Últimas notícias

Leave a Reply