CEPOM irá realizar o Natal Polônes

 CEPOM irá realizar o Natal Polônes

O Natal na Polônia significa família reunida e fraternidade para com o próximo, pensando nisso a Associação Cultural Polônica Marcelo Janowski – CEPOM irá realizar um almoço na própria cede da organização. O evento será realizado dia 16 de Dezembro às 11h30, onde cada família participa com um prato doce ou salgado, com apresentações do grupo Karolinka e diversas canções Natalinas.

Na ceia de Natal da Polônia se servem pratos sem carne. Só no dia do Natal se comem carnes. A ceia começa com a partilha da obreia, muitas vezes molhada em mel. Na mesa aparecem 12 pratos, à semelhança de 12 apóstolos. Os pratos são tradicionais, muitas vezes regionais, por vezes preparados apenas uma vez por ano. Um item obrigatório é a carpa, frequentemente frita e em forma de geleia. Há também muitos arenques: arenque com natas, arenque à moda de Vilnius (com cogumelos) e arenque à moda de Cassúbia.

Os pratos quentes são pierogi com couve fermentada e cogumelos, com batatas e queijo fresco e em versão mini, chamados “orelhas”, recheados com cogumelos silvestres, servidos na sopa de beterraba. A sopa obrigatória no cardápio natalino é a sopa de beterraba ou de cogumelos. A ceia de Natal tem também seus doces tradicionais: makiełki, moczki, łamańce e kutia. Todas estas sobremesas contêm sementes de papoila que são símbolo de abundância. Muitas vezes são enriquecidas com mel e frutas secas. Em xícaras se serve uma bebida preparada de frutos secos com aroma de ameixas defumadas. O evento também haverá bingo a partir das 14h, com cartelas a R$ 10,00 válida para a tarde toda.

Participação:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa;

Capela Nossa Senhora do Carmo (Colônia Iguaçu);

AMCI ( Associação de moradores da Colônia Iguaçu);

Fundação Cultural de São Mateus do Sul PR;

Associação União Vila Prohmann;

Apoio: Cultura Sul FM.

Da Redação Portal Cultura Sul FM.

Últimas notícias

Leave a Reply