Você sabe em quais casos devem ser acionado o Corpo de Bombeiro?

0

Diversas pessoas possuem dúvidas sobre o trabalho do Corpo de Bombeiro, e você sabe para que ele realmente existe?

O Corpo de Bombeiros, é uma organização especializada em atendimento a emergências (Incêndios, busca de pessoas, socorro às vítimas presas a ferragens, atendimento a traumas causados por facas, armas, quedas, atropelamentos e qualquer tipo de ocorrência que coloque em risco a vida dos cidadãos).

Qualquer pessoa pode pedir socorro ao SAMU, pelo telefone 192 e para o Corpo de Bombeiros pelo número 193. O SAMU está presente em quase dois mil municípios do país e atende hoje 65% da população brasileira, segundo dados do IBGE.

São Mateus do Sul, não possui SAMU, o qual seria responsável por atender situações de casos clínicos, como doenças e maus súbitos. O Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul dispõe somente de uma ambulância por plantão, equipada com suporte básico de vida e uma equipe treinada para situações emergenciais.

Então com isto, a unidade está sempre de prontidão para realizar atendimentos emergenciais, para que consigam salvar vidas, rapidamente, porém nos últimos dias, estão recebendo diversas ligações para situações as quais não os compete o atendimento, casos que não são emergências, causando transtorno na unidade.

Segundo o Tenente Fellipe, comandante da unidade de São Mateus do Sul, é necessário a conscientização, quanto ao acionamento dos Bombeiros, das diversas ligações recebidas, muitas delas são para recolher pessoas alcoolizadas e também moradores de rua, situações estas que não são papel da corporação.

Muitas ligações é pedindo para levar pacientes para consultas, fato este que acaba por mobilizar uma ambulância, que serve para atuar em situações de emergência “Este papel tão importante de transportar pessoas para consulta, cabe a Assistência da Saúde, do município de São Mateus do Sul, no caso as ligações para esses tipos de “solicitação”, deverão ser direcionada para a unidade de Saúde do Município”, ressalta o tenente Fellipe.

Pessoas alcoolizadas e até mesmo moradores de rua, também são responsabilidade do município, pois a guarnição dos Bombeiros não tem para onde encaminhar esses casos, até mesmo porque a cidade não possui local apropriado para “colocar”, essas pessoas desabrigadas e em estados alcoólicos, muitas vezes drogados.

A função do Corpo de Bombeiros é atuar em ações de combate ao incêndio, busca e salvamento, ações de defesa Civil, socorros de urgência   e ações de prevenção. Atua também ministrando palestras de primeiros socorros e exercícios de evacuação em escolas.

“Grande a importância esse conhecimento aos alunos das escolas, caso ocorra algum tipo de ocorrência indesejável nas escolas, alunos, professores, coordenadores e diretores, estarão preparados para reagir a situação, até a chegada da guarnição “.

Por fim o Tenente Felipe, explica que a Casa de Passagens São Vicente de Paula, não tem capacidade para abrigar moradores de rua. “Conversei com uma das organizadoras do local, e ela me passou a prioridade da instituição é   abrigar pessoas que necessitem de auxílio médico, até muitas vezes crianças”.

A reportagem, entrou em contato com Ivone Nadolny, uma das presidentes da organização, a qual relata que consegue abrigar, 15 (quinze), pessoas, oferecendo Café da manhã e Janta.

“Nós abrigamos pessoas que são encaminhados pela assistência social, estes dormem, tomam banho e comem para sua consulta no outro dia, também fornecemos café da manhã e janta para os moradores de rua”, frisa Ivone Nadolny, presidente da instituição.

Ivone também frisa que entrega cobertores para os moradores de rua, mas que nós últimos dias recebeu muitas denúncias, pois eles, descartaram esses cobertores no cemitério Municipal e consequentemente ficam pedindo outro e pessoas que necessitam realmente dá coberta ou de alguma roupa quente ficam sem.

 

Da Redação Portal Cultura Sul FM, reportagem Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here