Vem aí a 39ª Festa do Pêssego

0

Vem aí a 39ª Festa do Pêssego que acontece na cidade de Irati. O evento acontece nos dias 01, 2 e 3 de dezembro, no Parque Aquático da cidade. A estimativa é de 200 toneladas de pêssego, das quais 15 serão direcionadas exclusivamente à festa. Já confirmaram participação 15 fruticultores de Irati.

A maioria irá comercializar o pêssego e outros também terão à venda ameixa e morango. A promoção da Festa do Pêssego 2017 é do Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura, SEAB, Emater e Asfrutir.

Feira de Sabores

Até o momento estão confirmados 17 expositores que irão oferecer aos visitantes uma grande variedade de produtos como conservas, polpas congeladas, geleias, doces, embutidos, queijos, doces artesanais e panificação. Há também espaço para o artesanato local e regional. A Feira de Sabores é coordenada pela EMATER, com apoio do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura, que disponibiliza a estrutura para seu funcionamento.

Fruticultura

A fruticultura de Irati, há muitos anos, tem o pêssego como sua base. Hoje, ao todo, 28 produtores têm pomares com o fruto. No município, são 28 hectares cultivados com a cultura.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, neste ano houve o plantio de 1.200 mudas de diversas variedades; 900 provenientes do viveiro da Prefeitura, localizado na Agrovila, cedidas gratuitamente pela Secretaria de Agricultura aos fruticultores, e as restantes de viveiros particulares.

O inverno foi bastante favorável, com acúmulo de frio suficiente para as plantas terem um florescimento adequado.

Programação

Na sexta-feira (01), às 20h30min, a abertura musical da Festa do Pêssego será do Grupo Gaitaço, com Alfredo van der Neut e amigos, e participação especial de Juca Bala.

No sábado (02) o repertório musical começa às 11h, com Virgílio e Cia. Às 13h30min, acústico, com Fernanda e Diego. 15h tem a Banda da Guarda Mirim. 15h30min apresenta-se o cantor Zé Belém. Às 17h, o grupo Som Sertanejo assume o palco. 19h é a vez de Dinho Chokolat. Encerrando a noite, às 21h, tem show com a Banda Interprise.

Domingo (03) às 11h, Virgílio e Cia voltam a abrir a festa. 13h30min tem apresentação de Jhonatan e Gaiteiro. Às 15h30min, sobem ao palco os Atrevidos da Vaneira.

Às 17h, a atração será a dupla sertaneja Hugo e Thiago, do programa Fama da Rede Globo. 18h, Altair e Alexandre, cantam sucessos do seu grande repertório. Estas duas duplas estão vindo a Irati viabilizadas pela Rede Massa de televisão.

19h, é a vez do rock, com a Banda Dnocks. O encerramento, às 20h30min, será com a banda iratiense Rádio Radar.

Da Redação com informações do Portal VVale e Jornal Hoje Centro Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here