Seja um mesário voluntário e confira seus benefícios

0

O mesário voluntário é a pessoa mais importante que transmite tranquilidade na hora da votação, seu papel é realizar fiscalizações no dia das eleições, recebendo os eleitores, coletando assinatura ou impressões digitais.

Sua convocação é através do juiz eleitoral, tendo seus critérios pra ser chamado a trabalhar; Maiores de 18 anos estando com situação regular com a Justiça Eleitoral. Qualquer pessoa pode ser escolhida pelo juiz eleitoral, pra trabalhar com mesário, fora candidatos e seus parentes, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades, policiais, funcionários que desempenha a função de confiança Executivo, colaboradores do serviço eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

As funções podem variar no dia da eleição, com cargos de presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente. O voluntário também recebe um certificado de reconhecimento público de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Ainda o Mesário Voluntário tem alguns benefícios, tendo o Ato de cidadania, contribuindo para o processo eleitoral democrático, também irá ter novos conhecimentos, irá ser dispensado do trabalho pelo dobro do dia prestado à Justiça Eleitoral, auxilio-alimentação no dia da eleição, terá critérios em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, vantagem em concursos públicos como desempate e isenção do pagamento de taxas de inscrições em concurso público estadual, entre diversos outros critérios, basta você se inscrever no site: www.TRE-PR.JUS.BR, procurar um cartório eleitoral mais próximo ou ligue 042 3532 – 1056.

Com essa importância no desenvolvimento nas eleições, diversos voluntários de São Mateus do Sul e Antônio Olinto já se inscreveram pra trabalhar como mesário nas Eleições de 2018. O desempenho exemplar dos mesários no dia da eleição é realizado pela Justiça Eleitoral que realizará capacitação para que possam realizar a função com excelência, recebendo orientações presenciais ou à distância.

O projeto lançado pela Justiça Eleitoral vem incentivando a adesão de voluntários em serviços eleitorais, tendo o foco principal na ampliação de pessoas trabalhando de forma consciente e espontânea, com a participação do voluntário é o modo mais próximo que muitos brasileiros têm de se envolver diretamente no processo democrático de escolha dos novos representantes do país.

Então não perca tempo se inscreva agora no site: www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario Ou Procurei o Cartório Eleitoral em São Mateus do Sul, telefone: 042 3532 – 1056.

Da Redação Portal Cultura Sul FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here