São Mateus do Sul e o Dia das Bruxas

0

A cidade de São Mateus do Sul entrou no clima do Halloween nesta Quarta-feira passada (31), lojas, comércios, escolas participaram da brincadeira considerada como o “Dia das Bruxas”. A sua tradição é bastante forte em países como Estados Unidos, Irlanda e Canadá, onde as crianças fantasiadas de forma assustadora batem de porta em porta a fim de ganhar doces.

 

A festa se popularizou um pouco por todo o mundo. No Brasil, a sua comemoração remonta há cerca de 20 anos, tendo sido disseminada principalmente pelas escolas de línguas. O Hallowenn teve origem pelo povo Celta, os quais celebravam o festival “Samhain”, homenagem ao rei dos mortos. Essa festa durava 3 dias, e se agradecia a abundancia das colheitas do ano.

 

A brincadeira leva crianças pedir doces, de porta em porta, fantasiadas a temas alusivas ao “Dia das Bruxas” como, bruxas, esqueletos, vampiros, zumbis, etc. Além das fantasias, as pessoas costumam se maquiar com o objetivo de ficarem com o aspecto mais assustador possível. Porém é feita uma travessura a quem negar dar guloseimas.

 

O Colégio Estadual Duque de Caxias, vem ano após ano trabalhando e trazendo o tema na disciplina de inglês, uma atividade extracurricular. Esse ano foi realizado pelas professoras, Dagmara Santana e Marcie Mroz Marsczaokoski. Ambas organizaram um desfile, dos alunos com as fantasias mais assustadoras e diversas outras brincadeiras. Nenhum aluno é obrigado a participar do evento, conta a professora Dagmara, “Até mesmo pela questão religiosa, os alunos não são obrigados a participar do evento, apenas entra quem quiser”.

 

A Tenda Pub e Conveniência também teve a participação do dia das bruxas, com a noite mais assustadora dos últimos tempos, onde tiveram fantasmas, zumbis, múmias, monstros entre outros. Também tinha o túnel do terror, com decorações temáticas, sorteando R$ 200,00 reais para a melhor fantasia da noite.

 

Uma das lojas que aderiram ao “Hallowenn” foi a Loja Suri, que colocaram até um caixão, enfeitando o comércio. As ruas de São Mateus do Sul ficaram cheias de crianças com fantasias, pedindo doces para os moradores. Porém algumas delas praticaram as travessuras, jogando ovos, papel-higiênicos e pedras nas residências.

 

 

Uma moradora que não quis se identificar ficou brava com a situação. “Eu comprei bastantes doces para entregar no Dia das Bruxas, porém minha casa foi alvo de ovos, de crianças que ganharam as guloseimas e mesmos assim praticaram as travessuras…” frisa.

 

 

Da Redação Portal Cultura Sul FM.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here