São Mateus do Sul comemora seus 110 anos com Desfile Cívico e festividades

0

Nesta manhã de sexta-feira (21/09), São Mateus do Sul completou seus 110 anos de emancipação Política. Em comemoração, desfile cívico foi realizado, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

O evento teve abertura por volta das 9 horas na Rua Dom Pedro II, onde diversas famílias são-mateuenses participaram da ação. CEMEIs, escolas municipais, estaduais, ensino superior e autoridades, desfilaram mostrando temas pertinentes.

A festividade era para a família são-mateuense. Alunos da rede municipal, estadual e privada desfilaram com elegância mostrando o amor por São Mateus do Sul. Também teve a abertura da Rua Do Mathe em frente a prefeitura municipal. Diversas atrações culturais, artísticas e também gastronômicas que são voltadas totalmente para as entidades de São Mateus do Sul, APAE, Adolescentro, Lar São Mateus, Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, Casa de Passagens São Vicente, todas as entidades com suas barraquinhas participam da festa.

Terá danças culturais com o grupo Karolinka, Resgate Gaúcho… Com diversas danças típicas polonesas, ucranianas entre outras. A Rua do Mathe tem como o principal objetivo, divulgar a Indicação Geográfica (IG-Mathe) em São Mateus do Sul.

O município é o primeiro do Brasil, a ganhar esse certificado. Teve uma pesquisa do SEBRAE, onde apresentaram a ideia do IG-Mathe para os produtores, os quais sentiram honrados e acreditaram no potencial. Com isto documentos foram lidos, cerca de 1.500 páginas envolvendo historias de Antônio Olinto, Rio Azul, Mallet, São João do Triunfo e São Mateus do Sul, na produção da erva-mate e ervateiras nessa região.

Visando à proteção natural e cultural da Erva-Mate em São Mateus do Sul, o sonhado IG-Mathe chegou a cidade, completando 2 anos no município. Ronaldo Toppel Filho – presidente da IG-Mathe ressalta a importância. “Esse título encanta a todos, desde o começo com nossos antepassados, cultivando e cuidando da cultura em nosso município”.

Ainda o evento terá gincana, denominada como “São Mateus do Sul orgulho por essa terra: juntos pelo melhor”. A famosa Caça ao Tesouro desta vez será chamada de “Gincaneiros e os Caçadores da Erva-mate Perdida”, sendo estendida desde essa sexta-feira (21/09), sábado (22/09) e Domingo (23/09).

 

Confira as atrações de aniversário desta tarde de sexta-feira (21/09):

 

14h30: apresentação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s);
15h: apresentação do grupo Sol do Amanhã da Secretaria Municipal de Esportes;
15h30: apresentação do grupo Resgate Gaúcho;
16h: apresentação do grupo Karolinka;
16h30: seresta do Senhor Barros junto ao Projeto Palco e Projeção;
17h: apresentação do Coral Cantata;
18h: encerramento das festividades com show da Banda Ácido.

Confira Também as fotos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here