São João do Triunfo é alvo do MP e prefeitura se pronuncia

0

Na manhã desta quarta-feira (07/03), o Ministério Público (MP) da Comarca local, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) de Ponta Grossa, cumpriu sete mandados de busca e apreensão. A ação ocorreu em São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Palmeira, sendo parte de investigação em andamento.

A ação do GAECO e MP tem relação com investigação de peculato, mas corre em segredo de justiça e, segundo a Promotoria informou, está em fase inicial. Esse tipo de crime consiste na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público. Ou, ainda, de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda; abuso de confiança pública.

O objetivo, conforme nota do MP à imprensa, é investigar denúncia de supostos desvios de bens e dinheiro público envolvendo contratos de fornecimento em peças e manutenção de veículos da frota municipal de São João do Triunfo. Para tanto, secretarias municipais e lojas de autopeças foram alvos desses mandados.

A investigação incide sobre possíveis crimes em diversos veículos que, conforme o MP, teriam recebido peças para manutenção em 2017. Portanto deveriam estar em boas condições de uso, mas foram leiloados como sucada no início de 2018.

O resultado desta fase, do cumprimento de mandados, não foi revelado e está sob sigilo. De acordo com a Promotoria o trabalho segue, mas por hora, nada pode ser divulgado, ainda. Em contato com a assessoria do GAECO, nossa reportagem foi informada de que eles apenas prestaram apoio e que o MP de São João do Triunfo é quem cuida do caso.

A prefeitura de São João do Triunfo, nesta quinta-feira (08/03), divulgou uma nota oficial à respeito da operação. Nela, afirma que “a assessoria de gabinete do prefeito municipal, zela pelo cumprimento da transparência. A responsabilidade e honestidade de todas as atividades administrativas”.

Também aponta colaborar com a apuração dos fatos. Declaramdo estar à disposição das autoridades para esclarecimentos que forem solicitados sobre os fatos que o MP investiga. “Igualmente, informa que sempre irá cooperar com os procedimentos investigatórios necessários, sendo seu objetivo a elucidação de qualquer situação que suscite dúvidas e que o posicionamento final acerca do caso apenas será possível após a conclusão processo”, completa a nota.

Da redação com informações do MP, GAECO e prefeitura de São João do Triunfo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here