Placas do Mercosul começam a valer em 1º de setembro no Brasil

0

A lei para mudar as placas dos veículos no Brasil era pra ter começado em 2014, mas foi adiada para 2017 e depois pra 2018.

Na quarta-feira (07/03), o Ministério das Cidades, divulgaram que a nova placa teria seis meses pra entrar em vigor. Então para que todos os veículos brasileiros adotem o padrão do MERCOSUL, irá começar a valer dia 1º de Setembro (2018). Informa a resolução publicada nesta quinta-feira (08/03), no Diário Oficial da União.

Por esse começo, somente será válida em modelos zelo quilômetro veículos que passarem por processo de transferência de município ou propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas, a partir da data prevista, a resolução ainda aponta que todos os veículos usados terão ate (31/12/2023), pra mudar.

Departamentos de trânsitos e empresas autorizadas nos emplacamentos terão até (01/09/2018), pra começar com o padrão MERCOSUL, o preço do emplacamento não tem uma definição exata podendo variar muito.

Placa do Mercosul (Foto: Divulgação/Rodrigo Nunes/Ministério das Cidades)

Essa suposta placa nova terá uma tarja azul, com a bandeira do Brasil também contemplará outra configuração de letras e números, além do chip e um código pra melhorar a identificação de automóveis roubados ou clonados nos países do MERCOSUL.

As placas terão em vez de 3 letras e 4 números, 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa; o fundo será sempre branca, oque varia é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado;

Além das novas modificações terá a umas marcas d’água com o nome do país e do MERCOSUL estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa.

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) relata que os preços das novas placas podem ser iguais às de hoje, mas sem confirmação.

Ainda estão em processo de conclusão do projeto, podendo adiar mais uma vez (nada confirmado).

Da Redação Portal Cultura Sul FM, informações G1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here