Parabéns Teixeira Soares pelos 101 anos

0

Conhece a História de Teixeira Soares?

Com amor a esta Terra e este povo, parabenizamos Teixeira Soares pelos seus101 anos. Nossa maior alegria é ver nossa Cidade crescer. Nesse último ano inúmeros sonhos se tornaram realidade e outros estão a caminho. Sentimos em não poder agradar a todos, mas o bem comum deve prevalecer. Não faremos uma grande festa. Festejaremos sim, o equilíbrio das contas públicas. Nosso objetivo é trabalhar por uma Teixeira Soares melhor e sabemos que este também é o objetivo de todos. Parabéns Teixeira Soares. Lula Thomaz e Juliana Belinoski.

Teixeira Soares comemora nesta sexta-feira (14) os seus 101 anos de instalação.

A história do surgimento de Teixeira Soares está ligada diretamente com o fato de o lugar ser um ponto de passagem. Quando ainda existia a mata virgem, o local era usado por tropeiros como passagem nas viagens entre Ponta Grossa e a região Sul.

O local começou a ser povoado em 1890, quando o paulista João Augusto foi o primeiro morador do até então chamado povoado de Boa Vista. Nos anos seguintes, João Bernardes, Horácio Nunes e Joaquim Neves também passaram a ocupar a área.

Os primeiros moradores do povoado sabiam que os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, bem como, a Estação Ferroviária localizada na Vila de Valinhos que estavam sendo construídos trariam desenvolvimento ao local. Por isso, ofereceram seus terrenos para a construção da Estação, que foi inaugurada no dia 1º de janeiro de 1900. A Estação foi chamada de Estação Teixeira Soares, em homenagem ao engenheiro paranaense Dr. Teixeira Soares. É essa a origem do surgimento do nome do município.

Apesar dos trilhos trazerem progresso, foi somente em 1917 que o povoado se tornou município, através da lei estadual n.º 1696, de 26-03-1917, que desmembrou o local de Ponta Grossa. O município foi instalado somente no dia 14 de julho de 1917, quando as primeiras autoridades foram empossadas.

Existente desde 1734, ligado diretamente à movimentos históricos como o caminho dos tropeiros através da “Estrada da Mata” e a chegada da estrada de ferro. Prevendo os benefícios que a estrada de ferro traria, os moradores da região doaram terrenos para construção de uma estação ferroviária próximo do povoamento que foi inaugurada em 1900.

Entre os ciclos econômicos desenvolvidos na região do município, seguem-se o extrativismo madeireiro, a erva-mate, a pecuária e a agricultura. Criado através da Lei Estadual nº 1696, de 26 de março de 1917, e instalado em 14 de julho do mesmo ano, foi desmembrado de Palmeira. O seu nome é em homenagem ao Engenheiro João Teixeira Soares.

As primeiras penetrações por civilizados no território do atual Município de Teixeira Soares foram feitas por tropeiros, a partir da segunda metade do século passado, os quais cruzavam a região através de picadas abertas na mata virgem, nas suas viagens com destino a Ponta Grossa, procedentes do Sul do Estado do Paraná.

O primeiro morador da localidade foi o paulista João Augusto, que ali chegou no ano de 1890, seguido por João Bernardes, também, procedente do Estado de São Paulo. Em 1896 chegaram à localidade Horácio Nunes e Joaquim Neves, época em que se achava em construção a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande e, bem como, a Estação Ferroviária localizada na Vila de Valinhos, então sede de Distrito do extinto Município de Entre Rios.

Os quatro primeiros moradores se estabeleceram na localidade denominada Boa Vista (primeira designação do Povoado) e, por saberem que a passagem da Estrada de ferro pela localidade, seria um importante fator de progresso, ofereceram os terrenos de suas propriedades, para que a Estação fosse construída na incipiente Povoação de Boa Vista, o que conseguiram graças à colaboração do engenheiro Doutor Andrade Pinto. A Estação da Estrada de Ferro, foi inaugurada a 1º de janeiro de 1900, recebendo o nome de Teixeira Soares, em homenagem ao engenheiro paranaense Dr. Teixeira Soares, uma das glórias da engenharia nacional. A partir daquela data, a Povoação também passou a assim denominar-se.

O Distrito Policial de Teixeira Soares foi criado pelo Decreto Estadual nº 60, de 8 de fevereiro de 1909. O Distrito Judiciário foi criado por Lei Estadual, de 22 de outubro de 1909, no Município de Palmeira. Em 26 de março de 1917, foi criado o Município de Teixeira Soares, sendo instalado logo a seguir, quando foram empossadas as primeiras autoridades municipais.

Da Redação Portal Cultura Sul FM, Hoje Centro Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here