Parabéns Rio Azul pelos seus 100 anos com Show Nacional Hoje!

0

Chegou Rio Azul! Seus 100 anos, PARABÉNS! são os singelos votos da Rádio Cultura Sul FM

Conhece a História de Rio Azul?

Os primeiros povoadores de Rio Azul, de origem e tradição portuguesa, foram Cláudio Amâncio de Oliveira, Domingos Soares de Ramos, Frederico Ferreira, Joaquim Correia Lopes, Joaquim Marinho e José Lourenço Cardoso, que ali chegaram por volta de 1885.O trabalho de desbravamento do sertão e penetração das matas, foi realizado por aqueles pioneiros que fundaram, na região, um povoado cuja primitiva denominação foi Roxo Roiz.


Com a extensão dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, até a localidade, em dezembro de 1902 foi inaugurada a Estação Ferroviária que recebeu a mesma denominação do povoado de Roxo Roiz.

A chegada  da  Estrada  de  Ferro  proporcionou  muitos  benefícios  à  região:  a agricultura, as indústrias extrativas da madeira e da erva-mate, e as atividades agrícolas e pastoris desenvolveram-se  de  maneira  rápida  e  acentuada  o  que  atraiu  um  leva extraordinária de novos habitantes ao povoado.
Através do decreto nº 461, de 27 de novembro de 1907, foi criado um Distrito Policial, com a denominação de Cachoeira,  com sede na estação de Roxo Roiz, no município de Irati.

Por volta de 1908, chegaram à localidade colonos de nacionalidade polonesa e ucraniana, os quais fundaram no territó rio do distrito, a Colônia Rio Azul. Em 1913, Roxo Roiz foi elevado à categoria de Distrito Judiciário, e, em 1918, passou a município. Mais tarde, o nome do município foi mudado para Marumby e, em 1929, o topônimo sofreu alteração, recebendo a denominação de Rio Azul.

Como a sede do município recebeu a de nominação de Rio Azul, a colônia fundada em 1908 pelos imigrantes poloneses e ucranian os, passou a chamar-se “Barra do Rio Azul”. Em 1932, foi cassada a autonomia do município, sendo restabelecida em 1934.

E Neste Sábado (14/07) Rio Azul completa exatamente 100 anos e para comemorar está data especial, terá shows Nacionais com Teodoro e Sampaio, Jeann & Julio e Edy Lemond na Rodoviária da cidade se apresentaram a partir das 20 horas.

Rio Azul possui Belezas Naturais, quem visita a cidade não pode deixar de ver o Parque Ambiental Salto da Pedreira local é um dos mais paradisíacos da região Centro-Sul do Estado do Paraná. O Parque Ambiental da Pedreira, está localizado à margem da BR 153, entre os Município de Rio Azul e Rebouças, situado à aproximadamente 07Km do Centro da Cidade de Rio Azul, combina paisagem natural com intervenção do poder público local na busca de um melhor aproveitamento da área, resultando em uma combinação dinâmica de preservação ambiental e área turística. Assim, de maneira consciente fazem da paisagem um conjunto único e inseparável, em constante evolução. Sem dúvida um dos locais mais belos da região.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE 100 ANOS

Teve às 8 horas da manhã o Hasteamento das Bandeiras na Praça Tiradentes

Às 9 horas Desfile cívico;

Às 13 horas Atividades de Lazer Na Rodoviária Municipal

E Às 20 horas, o momento mais esperado da cidade, o início dos Shows Nacionais.

PARABÉNS RIO AZUL!

Da Redação Portal Cultura Sul FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here