Missionários poloneses promovem ação comunitária na Água Branca

0

Nove componentes de um grupo de missionários poloneses, do Canadá e Polônia, estiveram neste final de semana na localidade de Água Branca – São Mateus do Sul promovendo ações culturais e de entretenimento. Distribuíção de presentes, livros, doces e brincadeiras com as criança da localidade ocorreram na Escola Municipal Castro Alves, na tarde de sábado (10/03).

O grupo União Kids, Igreja Assembléia de Deus, Igreja Católica e prefeitura de São Mateus do Sul, por meio do secretário de Educação Jorge Manfroni (liberação de ônibus para transporte), colaboraram com o evento. A equipe da Rádio e Portal Cultura Sul FM, também, esteve presente conhecendo as ações e colaborando.

“Nós temos um programa musical polonês todo domingo e estamos numa cidade que tem estreita relação com descendentes deste povo europeu que emigrou para cá e tem muita história. A Água Branca é muito representativa por sua cultura e valores. Somos parceiros, sem dúvida, de ação humanitária e de entretenimento como esta”, frisa o diretor da Cultura Sul, Emerson Bacil.

Toda este trabalho visa, conforme os missionários, a conscientização para valores poloneses espalhados pela diáspora e estabelecimento de uma relação mais próxima com remanescentes de poloneses no Brasil. Caso da Água Branca que representa o município de São Mateus do Sul, até pela preservação existente na localidade, em sua arquitetura religiosa e demais elementos ritualísticos e culturais.

No domingo (11/03), estendendo este trabalho, o ginásio de Esportes da Vila Bom Jesus, também, foi agraciado pelo trabalho missionário polonês. Dele, muitas muitas crianças participaram e se divertiram. O grupo de poloneses demonstrou satisfação pela oportunidade e sinaliza ações futuras no município. Eles rodam o mundo com essas atividades, buscando levar alegria, para crianças, em especial, e construir vínculos com descendentes da Polônia.

Da redação com informações e fotos Portal Cultura Sul FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here