Medida de Cida Borghetti traz combustíveis de volta para região

0

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, anunciou, ao final da tarde desta segunda-feira (28/05), a liberação do transporte de combustível em todo o Estado do Paraná. A medida vale para gasolina, óleo diesel, querosene e gás de cozinha, além de etanol. “O diálogo no Paraná está prevalecendo e mais uma vez somos protagonistas no País ao conseguir a liberação do transporte de todos os derivados produzidos pela Petrobras no Estado”, disse a governadora.

Esse anúncio se concretizou com a chegada de caminhões com combustíveis, já registrados, em toda região. Próximo a meia-noite desta terça-feira (29/05) postos de combustíveis de Irati já abasteciam autómoveis. Em São Mateus do Sul têm veículos chegando e, nossa reportagem apurou que, aguardam auxílio da Polícia Militar para liberar abastecimentos.

A governadora do Paraná, Cida Borghetti, anunciou nesta segunda-feira (28/05) a liberação do transporte de combustível em todo o Estado do Paraná. Foto: Orlando Kissner/ANPr

A liberação das cargas de combustível foi o resultado de um novo encontro da governadora com as lideranças dos caminhoneiros, realizado no Palácio Iguaçu. Essa agenda, também, confirmou que todas as concessionárias de pedágio do Paraná já foram notificadas sobre a isenção da cobrança de tarifas sobre o eixo suspenso, conforme determina a Medida Provisória editada pelo governo federal.

Durante o encontro com representantes do caminhoneiros do Paraná, Cida Borghetti reforçou a importância do tráfego de produtos de primeira necessidade, que atendam às famílias, e alimentos que servem à criação animal. Foi fechado um entendimento de que todos os caminhões identificados com o selo da Defesa Civil, independentemente da carga, devem ser liberados de qualquer obstrução que ocorram nas estradas.


Plínio Dias, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São José dos Pinhais Foto: Orlando Kissner/ANPr

“Compreendemos as necessidades e vamos colaborar”, afirmou Plínio Dias, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de São José dos Pinhais. A governadora lembrou que o Paraná está fazendo todo o esforço possível para minimizar os impactos do movimento dos caminhoneiros na vida dos paranaenses. No domingo, ela anunciou a redução de base de cálculo do ICMS que incide sobre o diesel e que vai resultar na diminuição do valor dos combustíveis nas bombas.

“A preocupação do nosso governo neste momento não é com as perdas na arrecadação e sim com a melhoria da situação para os paranaenses”, afirmou a governadora quando questionada sobre a queda na receita de impostos. “O Estado já tem a menor alíquota de ICMS do País e terá o maior desconto no preço do diesel nas bombas”, disse Cida Borghetti.

Identificação de veículos com a Defesa Civil é passível de liberação

Após o encontro com caminhoneiros, o chefe da Casa Militar e da Defesa Civil Estadual, coronel Maurício Tortato, explicou que o processo de negociação com o movimento vem evoluindo desde o último sábado e que muitos avanços já foram conquistados no Paraná, com a permissão de tráfego de diversos produtos de primeira necessidade. “Desde o início negociamos o trânsito de itens prioritários. Agora avançamos”, afirmou.

Ele destacou que todas as cargas consideradas essenciais poderão circular pelo Estado e ressaltou que no meio da tarde desta segunda-feira pelo menos 34 caminhões com combustíveis já abasteciam postos da região de Curitiba. “A medida vale para todo o Paraná. Esperamos que em dois dias o abastecimento de combustíveis esteja restabelecido em todas as regiões do nosso Estado”.

Da redação com informações e fotos da Agência Estadual de Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here