Lula chega a sede da PF em Curitiba para começar a cumprir pena

0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jáchegou na Superintendência da Polícia Federal no Paraná. Ele chegou ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, às 22h06 deste sábado (7), após ter decolado de um avião da Polícia Federal por volta das 20h48 de Congonhas (SP). Da RMC, seguiu de helicóptero para o prédio da PF, onde começa a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Em sua chegada à Capital, o ex-presidente foi recebido com fogos de artíficio e gritos de ‘Lula na cadeia’. Já do lado de fora da sede PF, a manifestação de apoiadores de Lula foi dispersada com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha em um dos acessos na hora em que o helicóptero pousou. Há relatos de pessoas feridas por conta da intervenção policial.

A viagem até Curitiba

O ex-presidente chegou à Superintendência da Polícia Federal (PF) em São Paulo, já na noite deste sábado (7) onde passou por exame de corpo de delito. Menos de meia hora depois ele já deixava o local em um helicóptero com destino ao Aeroporto de Congonhas, onde embarcou em uma avião da FAB para Curitiba, onde começa a cumprir pena de 12 anos. Ele deve ficar na sede da PF por pelo menos 30 dias.  Para ele, a PF preparou uma cela especial, onde funcionava uma sala de policiais.

Lula entregou-se à PF em São Bernardo do Campo, após enfrentar a resistência de apoiadores que chegaram a impedir a saída do ex-presidente da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde ele estava desde quinta-feira (5). O trajeto entre São Bernardo e a sede da PF durou cerca de uma hora.

A perícia é uma exigência legal para condenados antes do ingresso no sistema penitenciário, a fim de atestar a integridade física das pessoas e a não ocorrência de abuso de autoridade, mas geralmente é realizado no Instituto Médico Legal (IML).

Depois do exame, Lula deve ser transferido para Curitiba, para cumprir pena em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal. A expectativa é que ele parta do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. No local, já há apoiadores do ex-presidente protestando em sua defesa, entre eles parlamentares. O trajeto deve ser feito de helicóptero.

Matéria: Bem Paraná

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here