Imigração Japonesa no Brasil: Dia 18 de Junho

0

Você sabia que dia 18 de Junho, foi o dia que o Brasil, recebeu a imigração Japonesa?

Isso ai, já é mais de 100 anos que o fato ocorreu, foi no dia 18 de Junho de 1908, nessa data chegou ao porto de Santos o navio Kasato Maru, trazendo 165 famílias de japoneses, sendo grande parte deles camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, onde seu destino era as fazendas de café, no oeste do estado de São Paulo.

No século XX, o Brasil necessitava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café,enquanto isso o Japão, passava por crescimento populacional, nisto a economia nipônica, não conseguia gerar empregos, sendo selado um acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês, pra suprir as necessidades dos países.

Diversas pesquisas mostram que de 1918 até 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras, tendo de preferência o estado de São Paulo, onde já estava formados bairros até colônias com um grande número de japoneses.

Confira Também >>

Café tem queda no preço, nesta segunda-feira (18)

Dificuldades e desafios

A língua diferente, os costumes, a religião, o clima, a alimentação e até mesmo o preconceito tornaram-se barreiras à integração dos nipônicos aqui no Brasil. Muitas famílias tentavam retornar ao país de origem, porém, eram impedidas pelos fazendeiros, que as obrigavam a cumprir o contrato de trabalho, que geralmente era desfavorável aos japoneses.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os japoneses enfrentaram muitos problemas em território brasileiro. O Brasil entrou no conflito ao lado dos aliados, declarando guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Durante os anos da guerra a imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes. O presidente Getúlio Vargas proibiu o uso da língua japonesa e as manifestações culturais nipônicas foram consideradas atitudes criminosas.

Contribuições 

Os japoneses trouxeram, junto com a vontade de trabalhar, sua arte, costumes, língua, crenças e conhecimentos que contribuíram muito para o nosso país. Juntos com portugueses, índios, africanos, italianos, espanhóis, árabes, chineses, alemães e muitos outros povos, os japoneses formam este lindo painel multicultural chamado Brasil.

 

Dia dos Imigrantes Japoneses: 18 de Junho

https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_japonesa.htm

 

Da Redação Portal Cultura Sul FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here