Frente fria chega a partir de terça, com previsão de chuvas em todo o estado

0

A semana em todo o Paraná será de temperatura mais amena, com previsão de duas frentes frias que devem atingir todo o estado, uma entre terça e quarta-feira (15 e 16) e outra entre sexta-feira e sábado (18 e 19). Com isso, aumenta a possibilidade de chuvas tanto em Curitiba quanto em praticamente todo o Paraná, informa o Simepar.

A chegada de umidade vinda do oceano deve fazer com que a segunda-feira (14) seja marcada por muitas nuvens. Chuvas isoladas podem ocorrer no norte e no noroeste do estado, durante a tarde, de forma pontual. Já nas demais regiões do Paraná o tempo permanece estável.

As temperaturas caem no início da manhã nesta segunda, mas o frio perde a força ao longo dia na comparação com os dias anteriores. Em Curitiba, a temperatura mínima será de 13ºC e a máxima de 22ºC. Em todo o estado, a mínima pode ser de 9º em Telêmaco Borba e a máxima pode chegar a 27º em Paranavaí e Umuarama.

“Não deve haver um aquecimento durante as tardes para a capital. As máximas devem ficar entre 19º a 22º, dependendo da condição de nebulosidade”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

A frente fria que se organiza sobre o extremo sul do país contribui para a possibilidade de chuvas na região sul do Paraná, mas de forma localizada. O tempo segue estável na quarta-feira também com expectativa de precipitação em Curitiba, no litoral e nas demais regiões do estado.

Embora a tendência de chuvas dê uma amenizada na quinta-feira, no leste do estado o céu permanece carregado de nuvens e com pouca variação de temperatura. Segundo o Simepar, a sexta-feira pode ser também de chuvas em praticamente todo o Paraná. O cenário se repete no sábado, com temperaturas que variam de 7º em Pato Branco a 24º em Paranaguá.

Alerta Geada

O Simepar e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) deram início, na última terça-feira (8) ao Alerta Geada. O serviço, que fica em atividade até 22 de novembro, informa a cafeicultures, de forma gratuita, a probabilidade de ocorrência de geada na região cafeeira com antecedência de até 48 horas.

Ao ser emitida pelo Simepar a previsão de geada, uma equipe de agrometeorologistas do Iapar avalia as informações e enviar por email, celular, redes sociais e veículos de comunicação dados sobre a possibilidade da ocorrência. As instituições emitem ainda um boletim, publicado nas páginas do Simepar Iapar. As informações podem ser acessadas também por meio do Disque Geada, 43 3391-4500.

Matéria: Gazeta do Povo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here