FERIADO DE CORPUS CHRISTI Confira!

0

São Mateus do Sul, celebrou nesta quinta-feira (31/05), o “Feriado” de Corpus Christi, onde envolveu mais uma vez diversas pessoas, todas incentivadas ao pão e vinho, o alimento para alta, onde se DEUS se faz presente, nisto que a Igreja celebra essa manifestação, conhecida como Corpo de Cristo, em latim Corpus Christi.

Poucas pessoas sabem, mas não é um feriado nacional, mas sim de ponto facultativo, então a cada empresa decide se vai ou não paralisar os serviços por um dia. Este evento é baseado em tradições católicas realizado somente na quinta-feira. Seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte à o de Pentecostes, É uma “Festa de Guarda”, onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos.

A processão que possui pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Em São Mateus do Sul, possui três Paroquias, a São Mateus, Perpetuo Socorro e a Rosa Mística, tendo no total de 52 em todo o seu território, na Paroquia São Mateus, teve a grande celebração de Corpus Christi, que segundo o Padre Emerson, ressalta que possuiu a presença de aproximadamente 1200 pessoas.

Emerson, é o padre da paroquia São Mateus e em entrevista com a reportagem do Portal Cultura Sul FM, desenvolveu uma celebração bonita com o Padre José Carlos, também da mesma paroquia, eles contam que teve um “Tapete”, pra celebração de 600 metros, e 4 alteres (Estes altares, são um lugar de “Refúgio”, do padre para colocar a Eucaristia, que significa o sangue e o corpo de cristo, onde é rezado alguma oração).

O município de São Mateus do Sul, possui cinco padres sendo eles: Padre Emerson e José Carlos da Paroquia São Mateus; Padre João Henrique da paroquia Nossa Senhora Aparecida, Padre Sidnei e João Francisco da Perpetuo Socorro. Ainda em conversa com Emerson, ele relata que Corpus Christi foi instituído em 1264, pelo Papa Urbano |V, tendo mais de 700 anos de tradição, que engloba as famílias, com o “centro” da Eucaristia.

“Fiquei extremamente emocionado, em ver o zelo que as pessoas possuem com a Eucaristia, é gratificando ver a fé e o amor das pessoas” frisa o padre Emerson, a convicção das pessoas com a fé, mostra o engajamento com a igreja católica.

O Diretor da emissora, Rádio Cultura Sul FM, Doutor Emerson Bacil, também compareceu na celebração realizada, onde conta que o mais importante, é ter o amor com o próximo, “Eu não vou dormir, sem pedir a Deus, a proteção e principalmente o amor, sempre me ajoelho e rezo por todos, temos que nós pegar a Deus, ele irá guiar nossos passos” explica Emerson.

Por fim o Padre Emerson, agradece a colaboração e a presença de todos!

CONFIRA TAMBÉM, a Fan Page no Facebook, do Portal Cultura Sul FM. Curta e Compartilhe!

https://www.facebook.com/portalculturasulfm/

Confira as fotos! (Retiradas diretamente da Fan Page da Paroquia São Mateus).

As  CELEBRAÇÕES!

Quarta-Feira 18h: Novena Nossa Sra. Perpétuo Socorro (Missa)
*Quinta-Feira 19h: Santa Missa Carismática
*Sexta-Feira 18h: Santa Missa Sagrado Coração de Jesus (Apenas 1ª Sexta-Feira do Mês)
*Sábado 18h: Santa Missa
*Domingo 09h: Santa Missa
*Domingo 19h: Santa Missa

Da Redação Portal Cultura Sul FM, reportagem: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here