Estudantes do Senac concluem disciplina com panfletagem em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra Aids

0

21 alunos da turma de 2016 de Técnicos de Enfermagem da instituição aproveitaram o Dia Mundial de Luta contra Aids (1º de dezembro) para concluir a disciplina de Saúde Coletiva, com repasse de orientações, distribuição de preservativos e panfletos. Tudo supervisionado pela instrutora, Enfermeira Nelize Regina Wrubleski, com apoio da Rádio e Portal Cultura Sul FM.

Conforme a enfermeira Nelize, a atividade prática faz parte da formação desses estudantes, sobretudo na promoção da conscientização da prevenção em saúde, à população. A iniciativa teve apoio da Cultura Sul que instalou um inflável na Avenida Ozy Mendonça de Lima, área central de São Mateus do Sul. Na abordagem, os motoristas e pedestre recebiam orientações, panfletos e preservativos. Também, havia aferição de pressão arterial e demais orientações em saúde.

A Aids saiu da evidência de Campanhas Institucionais, perdendo espaço para dengue e outras. Isso não significa que a doença, que atinge o sistema imunológico está sobre controle ou os casos diminuíram. Muito pelo contrário, o próprio Ministério da Saúde admite aumento de casos, em especial entre jovens. A prática de relações sexuais com múltiplos parceiros e sem uso de preservativos são fatos constatados por essa estatística.

Apesar de que existirem, na rede pública, 15 medicamentos gratuitos que são repassados para a população e que permitem conviver com a Aids, sua cura ainda não foi alcançada pela ciência. “É disso que a população precisa saber. Nossa orientação aos alunos é de que temos que focar na prevenção, orientar as pessoas. Esse é o objetivo da panfletagem”, acrescenta a instrutora Nelize.

Quem passou pela tenda da Cultura Sul, também pode conferir a pressão e conversar com os estudantes e enfermeira. Dicas de saúde, prevenção e bem estar foram parte dessa ação, na tarde e início da noite desta sexta-feira (01/12).

Da redação com fotos de Emerson Bacil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here