Ervateira Maracanã é integrante da promoção da CDL “Chimarrão da Sorte”, no comércio local

0

A ervateira Maracanã teve seu início em 1973, quando Fernando Durval Toppel e seu irmão Ronaldo Toppel, ambos apaixonado pela indústria de ervateira, tiveram a ideia de começar este ramo na cidade de São Mateus do Sul, onde sempre foi forte na produção da erva.

Foto: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira

Desde seu princípio, o chá-mate sempre foi o seu principal objetivo, tendo também o chimarrão, naquela época a exportação do produto era imensa atingindo grandes países, os irmãos Toppel também teriam mais 2 empresas para controlar, a Loja Irmãos Toppel e a Madeireira InLago.

Após o falecimento do Fernando Toppel, as três empresas foram herdadas; a Loja ficou para as filhas de Fernando Toppel, a madeireira para o filho de Ronaldo Toppel a qual está arrendada para terceiros, e a ervateira para Luiz Fernando Toppel o atual dono.

Foto: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira

A ervateira era forte na exportação de seus produtos, com o falecimento de Fernando Toppel o principal proprietário, a empresa teve seu início de decadência por algum tempo, porém após Luiz Fernando Toppel assumir, a corporação passou por diversas mudanças.

Criando um mercado interno no Brasil para seus produtos, onde está há 12 anos à frente da empresa com seu filho Fernando Toppel, nos dias de hoje são fortes na venda do chá e também da erva-mate para chimarrão.

O tererê para a ervateira Maracanã fica longe de cogitação, pois tem um mercado muito acirrado, para Toppel “O tererê se tornou um produto com diversas marcas e preços distintos, o qual não chama atenção para a empresa no momento” frisa.

Foto: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira

A empresa possui plantação da erva-mate, porém não supre a quantidade produzida na fábrica, comprando erva-mate cancheada de outras ervateiras. Na compra essa erva passa por beneficiamento do chimarrão e a tostagem para o chá.

Com apenas seis funcionários, a organização possui diversos pontos de venda no Paraná, Santa Catarina, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Ceará, onde diversos revendedores da erva atuam, sendo o seu maior mercado na região e em São Mateus do Sul, com a erva-mate São Mateus.

Foto: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira

A empresa possui também a erva-mate Campeon e o chá-mate Indus, que percorre toda a extensão do Brasil.

Promoção Chimarrão da Sorte

A promoção, lançada no mês de abril deste ano, está sendo viabilizada por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Mateus do Sul e leva o nome de “Chimarrão da Sorte”. Em torno de 70 empresas fazem parte da iniciativa que visa, também, o fortalecimento da identidade do município, Terra da Erva-mate, e do selo de Indicação de Procedência (IP) que forma a 1ª Identificação Geográfica (IG) para a planta no Brasil.

O seu próximo sorteio será dia 18 de Agosto, onde terá como prêmio de 10 kits de Erva-mate, e 05 Vale-compras de R$ 300,00 reais cada. Corra agora adquirir produtos da Ervateira Maracanã, e ganhar o seu cupom para concorrer a estes prêmios!
Fernando Toppel declara, “Precisamos fortalecer o que temos em nossa região, é de grande valia o IG, é de interesse de todos sermos reconhecido pela erva-mate, valorizando sempre o chimarrão”.

Por fim o sócio proprietário, agradece e ressalta que sempre irá ajudar promoções e divulgações da erva-mate. A promoção irá sortear mais 10 kits de erva-mate e 05 Vale-compras de R$300,00 cada, no dia 18 de Agosto de 2018.

Da Redação Portal Cultura Sul FM, reportagem e fotos: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here