Encontrados focos da dengue em São Mateus do Sul

0

Desde Segunda-feira (02/04), o Portal Cultura Sul FM, recebeu diversas denúncias anônimas de moradores são-mateuenses, que relataram sobre o mosquito Aedes Eegypti, o famoso “Mosquito da Dengue e da febre amarela Urbana”, o qual foi encontrado muitos focos das larvas na cidade de São Mateus do Sul.

Imagem: Ilustrativa

Todas as informações mostram que o mosquito se encontra em maior quantidade na Vila Prohmann, segundo os moradores do local, se mostram com medo, muitas pessoas do local tem crianças pequenas. O Aedes Aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro natural, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

Imagem: Ilustrativa

Ainda segundo as denúncias, relatam que diversas vezes procuraram a Prefeitura do Município, mas sem um parecer amplo da situação, então a reportagem do Portal Cultura Sul FM, entrou em contato com os responsáveis pelo acontecido.

Segundo a Médica Veterinária Rachel Azambuja Langaro, que trabalha na Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul, repassa que “Existem sim focos do mosquito no município sendo em maior na Vila Prohmann”, com isso Rachel, reforça que já está tendo equipes de vistoria e combate ao mosquito na região.

A Médica Veterinária ressalta que, foram encontrados quatro pontos de maior influencia do mosquito, confirmado ser o causador da doença. Estudos demonstram que, uma vez infectada – e isso pode ocorrer numa única inseminação –, a fêmea transmitirá o vírus por toda a vida, havendo a possibilidade de, pelo menos, parte de suas descendentes já nascerem portadoras do vírus, o mosquito Aedes Aegypti pode transmitir diversas doenças, entre elas a dengue, Febre Amarela Urbana, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.

Imagem: Ilustrativa

Infectado o doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica, podendo ser fatal. A procura de um médico nós primeiros sintomas é de grande importância, pois a manifestação inicial pode confundir com outras doenças.

Por fim a Médica Veterinária Rachel Azambuja Langaro, ainda repassa que a larva do mosquito encontrado em São Mateus do Sul, é relativamente grande na Vila Prohmann, e ainda diz que “O Rio Canoas, conhecido como (Valetão), não é o influenciador do mosquito, e sim casas que possuem água parada em seu interior, por isso agentes vigilantes estão realizando vistorias nas casas, para que tenha a compreensão de toda a população”.

Da Redação Portal Cultura Sul FM, informações Rachel Azambuja Langaro, Matéria Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here