Eleições 2018: termina em 9 de maio o prazo para tirar e transferir título de eleitor

0

O prazo final para a regularização de seu título de eleitor tem data até próxima quarta-feira (09/05), também podendo mudar os dados, transferir o local de votação pra outra zona ou cidade, e transferência pra seção com acessibilidade.

Esse prazo é determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente até a presente data, o titulo deverá estar regularizado, caso contrário, o eleitor ficará fora das eleições, trazendo alguns problemas, como: Impedido de tirar ou renovar passaporte, não poderá assumir cargos públicos, deixa de ganhar salário público, não recebe empréstimos de bancos públicos, não renova a matricula em instituições públicas entre outros.

A data estimulada pelo TSE é em favor das eleições de 2018, pois o desenvolvimento de uma logística elaborada pelo Tribunal vem a tona, pra que no dia da votação, o eleitor tenha a segurança no seu voto, segundo informações de Ana Claudia Neumann Cabral, chefe de cartório da 12ª Zona Eleitoral em São Mateus do Sul.

A Chefe de Cartório explica que “Após o dia 9, todos os dados do sistema, são mandados para o TSE, para a impressão dos cadernos de votação e configuração dos sistemas das urnas”, ainda ressalta que terão atendimento especial nos dia 7, 8 e 9 de maio, estando aberto das 9h às 19h, sem interrupção para almoço.

A 12ª Zona Eleitoral divulga essa semana, situações que provavelmente que as pessoas não recadastraram e necessitem.

1 – Quem não realizou o recadastramento biométrico obrigatório em São Mateus do Sul e Antônio Olinto e teve seu título de eleitor cancelado. Também não pode votar nas eleições de outubro nem obter certidão de quitação eleitoral, necessária para ter acesso a uma série de direitos.

2 – Eleitor que deixou de votar ou de justificar a ausência às urnas em três ou mais turnos seguidos: nesse caso o eleitor está em situação irregular e precisa regularizar sua situação porque seu título está cancelado. Não poderá votar nas eleições de outubro nem obter certidão de quitação eleitoral, necessária para ter acesso a uma série de direitos.

3 – Quem precisa ‘tirar’ o 1° título de eleitor (alistamento eleitoral) para votar nas eleições deste ano: quem completa 18 anos em 2018 precisa realizar o alistamento eleitoral; quem ainda possui 15 anos de idade mas completa 16 anos até 7 de outubro, data do 1º turno, também pode solicitar o título.

4 – Transferência de local de votação : os eleitores que desejam transferir seu título de eleitor para uma outra cidade.

5 – Eleitor com mobilidade reduzida : aqueles que desejam comunicar à Justiça Eleitoral sua condição para que votem em seção com acessibilidade.

6 – Eleitor que deseja alterar dados cadastrais: o eleitor que deseja alterar seus dados, sejam referentes a local de votação, mesmo sem mudança de cidade, ou ao nome, como no caso de mudança de nome em decorrência de casamento.

7 – Nome social: os eleitores que desejam registrar no título de eleitor o nome social, o nome com o qual se identificam.

Para mais informações acesse >> http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Marco/eleicoes-2018-termina-em-9-de-maio-o-prazo-para-tirar-e-transferir-titulo-de-eleitor

Da Redação Portal Cultura Sul FM, informações Ana Claudia Neumann Cabral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here