Convenções definem candidaturas e a região tem representante na disputa

0

Encerrou o prazo, neste domingo (05/08), e os escolhidos pelas siglas partidárias têm até o dia 15 de agosto para o registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando inicia as campanhas. Paranaenses tem representante na disputa ao Planalto e São Mateus do Sul para cadeira de deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). São 12 candidatos disputando a presidência da República e nove o governo estadual.

Na região de São Mateus do Sul:
“Um movimento diferente, uma nova política”, define o agora candidato oficializado em convenção do PSL, Emerson Bacil. O que se evidencia é, na visão dele, a ‘Ordem e Progresso’, na política e em defesa de São Mateus do Sul e região. A partir de 15 de agosto terá início do processo eleitoral com detalhamento de propostas.

“A região tem muito a se destacar. Preciso do apoio e entendimento de todos, para agirmos juntos”, emenda. “Sou ficha limpa e de casa. Fincamos nosso pé nessa região e aqui vou ficar. Tenho minha vida, meu trabalho em São Mateus do Sul e conheço muito bem toda a nossa região e é aqui que desejo ver as melhorias que nosso povo também quer”, completa.

Na visão de Emerson Bacil, a caminhada é dura. Cerca de 60% do eleitorado não tem interesse, conforme pesquisas recentes, de votar em candidatos que já ocupam cargos. A ideia é dar uma nova opção, segundo ele, diferente para o povo da região Sul e Centro Sul. Partindo de São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo, com ações pensadas para toda a região sul do Paraná.

Para presidência da República são 12:
Na ordem alfabética dos convencionados, Álvaro Dias (senador paranaense) concorre à Presidência da República pelo partido Podemos. Paulo Rabello de Castro (PSC) vai na vice. Cabo Daciolo disputa pelo Patriota, tendo como candidata a vice-presidente Suelene Balduino Nascimento.

Ciro Gomes e Kátia Abreu formam a outra dupla pelo PDT. O PSDB e o PP, lançaram Geraldo Alckmin e Ana Amélia. O PSOL tem como candidato Guilherme Boulos e na vice a ativista indígena Sônia Guajajara. Por sua vez, também de chapa pura vai o PMDB, com Henrique Meirelles e Germano Rigotto.

O PSL tem Jair Bolsonaro como candidato e na vice Hamilton Mourão do PRTB. Seguido de João Amoêdo e Christian Lohbauer pelo partido Novo. João Goulart é candidato ao lado de Helvio Costa pelo DC. Luiz Inácio Lula da Silva foi confirmado ao lado de Fernando Haddad, como candidatos pelo PT. Situação que tem o PCdoB no apoio, após decisão de retirar a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência.

A Rede lançou Marina Silva com Eduardo Jorge do PV a vice. Fechando a lista, Vera Lúcia pelo PSTU ao lado de Hertz Dias. Toda essa configuração é resultado das convenções devidamente aprovada pelos partidos e seus componentes.

Cenário estadual:
Na ordem alfabética, para o governo estadual disputam: Cida Borghetti pelo PP. O Coronel Malucelli do PMN teria sido indicado como vice de Cida, mas não foi confirmado. Pelo PT, Doutor Rosinha disputa o Palácio Iguaçu, citado, ainda não oficial ainda, o nome de Anaterra Viana na vice.

Outro candidato é Geonísio Marinho pelo PRTB com Rodrigo Reis. João Arruda vem pelo PMDB, tendo na vice Eliana Cortez da Silva. O PSL lançou Ogier Buchi, sem confirmação do vice, ainda. Professor Ivan Bernardo do PSTU, também sem confirmação do vice. Jorge Bernardi disputa pela Rede com Juliano Murbach do PPL como vice. Professor Piva concorre pelo PSOL com Fernanda Camargo e Ratinho Junior (PSD) tem na vice Darci Piana.

Para o Senado são 13 nomes: Alex Canziani (PTB), Beto Richa (PSDB), Fernando Francischini (PSL), Flavio Arns (REDE), Geonísio Marinho (PRTB), Jacqueline Parmigiani (PSOL), José Maria Boni (PRTB), Luiz Adão (DC), Nelton Friedrich (PDT), Professor Oriovisto (Podemos), Renan da Mata (PSC), Roberto Requião (PMDB) e Rodrigo Tomazini (PSOL).

*Informações prévias, podendo haver alterações por conta do volume de dados e quantidade de convenções realizadas.

Da redação com informações via partidos políticos e canais de informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here