Cônsul polonês se despede do Brasil

0

Nesta sexta-feira (29/06), a cultura Polonesa da região de São Mateus do Sul, através do programa Tradycyie Poskie e a fundação cultural do município, se despede do cônsul (Marek Makowski), que atua no sul do Brasil, como principal representante da Polônia.

Makowski, representa a parte “oficial” do consulado Polonês em Curitiba-PR, tendo também os intercâmbios culturais e diversos assuntos relacionados entre Brasil/Polônia, sua principal função participar de eventos culturais por convites feitos por todos os estados brasileiros, onde teve todas as organizações polono-brasileiras.

No ano de 1870, chegou as primeiras famílias polonesas no Brasil, onde teve finalidade de colonizar toda a extensão territorial sul do pais. Já em São Mateus do Sul, em meados 1891 chegaram os primeiros imigrantes poloneses.

A cultura polonesa, está presente não apenas na gastronomia, mas também na música, danças, manifestações artístico-culturais de seu povo e também na religiosidade, sendo que esses centros religiosos, sempre foram de suma importância para o povo polonês, em 1382, com a fundação do mosteiro dos Monges Paulinos, em Monte Claro, teve a devoção a Nossa Senhora de Czestochowa de Jasna Góra, virgem negra, a rainha e padroeira da Polônia.

Diante disto, o cônsul-Marek Makowski, tem sua principal índole de representação Polonesa, onde recebeu a visita dos amigos sãomateuenses, Irio Ianoski diretor cultura do grupo Karolinka, Crisanto Cavalcante e José Carlos Janowski, sendo que todos foram pela fundação cultural da cidade de São Mateus do Sul e pelo programa Tradycyie Poskie, que completou 25 anos no ar, da emissora Rádio Cultura Sul FM.

Janowski, em entrevista com a reportagem do Portal Cultura Sul FM, ressalta, “O nosso muito obrigado, e o grande respeito que o cônsul possui pela região de São Mateus do Sul” frisa.

Da Redação Portal Cultura Sul, reportagem: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here