Confira o tempo em São Mateus do Sul

0

A temperatura mínima na Região Sul do país se mantém em oito graus e a máxima tem queda para 28 graus nesta quinta-feira (25). A umidade mínima relativa do ar aumenta para 40% e a máxima permanece em 95%. A tarde e início da noite nos estados do Paraná e Santa Catarina ficam com céu parcialmente nublado a nublado e podem receber chuva. Mas no Rio Grande do Sul a máxima é o clima nublado e encoberto. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Imagem : Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira. Tirada da sacada da Rádio Cultura Sul FM – Em São Mateus do Sul.

Em São Mateus do Sul

Nesta quinta-feira (25), será nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar. 10 mm de chuva, umidade 95%, ventos até 10 km/h, previsão do ClimaTempo.

CURIOSIDADE

Imagem : Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira. Tirada da sacada da Rádio Cultura Sul FM – Em São Mateus do Sul.

Você sabe como é formada a chuva?

Embora muitas pessoas não gostem das chuvas, elas são fundamentais para o nosso planeta, pois contribuem para o desenvolvimento das diversas formas de vida (animal e vegetal).

Seguinte forma:

 

1º – A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água;

2º – Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir;

3º – Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado);

4º – Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;

5º – Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva;

Existem regiões do mundo em que ocorrem poucas chuvas. Nos desertos (Saara, Atacama, Arábia), por exemplo, o índice de umidade é baixíssimo. Isto dificulta a formação de nuvens e das chuvas. Já em regiões como a Floresta Amazônica, as chuvas ocorrem em grande quantidade em função do alto índice de evaporação da água.

 

E você gostou da curiosidade? Então deixa seu comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here