Confira a história do CEPOM que completa 20 anos em São Mateus do Sul

0

Associação Cultural Polônica Marcelo Janowski (CEPOM), celebrou nesta terça-feira (08/05), mais um aniversário, completando 20 anos de existência, tendo em seu maior desenvolvimento a cultura polonesa, com musicas, teatros, diversões, atrações, etc.

O CEPOM foi registrado na Assembleia no dia 8 de Maio de 1998, e seu estatuto autorizado em 2009, aprovado pela lei nº 214 de 17 de março de 2003, tendo o doador da propriedade Marcelo Janowski, através dos herdeiros: Cleventino Janowski, Claudio Janowski, Jenoveva Janowski, Apolonia Janowski e José Carlos Janowski.

No passar do tempo, diversas pessoas passaram pela a administração, trazendo principalmente com o maior foco a musica Polonesa, recebendo apoio de entidades como o Ministério da Cultura pelo deputado Airton Roveda, Wspólnota Polska (Uma entidade parceira com o governo na Polônia), junto com o Consulado Geral da Polônia em Curitiba, com cônsul Marek Makoski.

O primeiro presidente José Carlos Janowski, relata a história, “Durante um congresso latino-americano no canal da música na capital paranaense, pelo destino levei o projeto do Cepom, o qual sempre queria realizar, nisto o Presidente da Wspólnota Polska, com apoio do consulado geral da Polônia em Curitiba, Marek Makoski, perguntaram se alguém teria algum projeto pra apresentar”, Janowski, com muita alegria no seu coração, somente ele levantou a mão, sendo notado pelo consulado.

Com isto, 20 mil dólar, tendo um custo de 400 dólares de Cambio de transferência de moeda, foi destinado a construção do Cepom, depois já teve a doação do terreno oficializado, seu José ressalta que “Naquela época, fiquei contente em saber que iriamos ter um local para realização da cultura polonesa, principalmente pras crianças”.

O Cepom vem cada vez crescendo e evoluindo, com carinho, e a importância da cultura polonesa, José se emociona em contar a história, relembrando que é um sonho seu realizado, em poder ver a cultura polonesa, entrando nos lares dos sãomateuenses, sendo o seu maior objetivo a pedido do patrono, sendo direcionado a maioria dos eventos, para as crianças.

Em São Mateus do Sul, a cultura polonesa é facilmente identificada, seja pela arquiteturas de casas e igrejas, monumentos à memoria de poloneses que formam a história do município. Ou ainda, pelos costumes e tradições que os antepassados deixaram na região e suas permanências.

O CEPOM é de grande importância para a cidade, tendo o seu local, direcionado para uso da secretaria de Educação e Cultura, também oferecidas às escolas, pois este espaço tem o objetivo a cultura no geral, junto aos eventos culturais poloneses.

Diversos eventos vem acontecendo na instituição, um dos mais famosos é o Baile do Pierogi e a escolha das rainhas e princesas, em agosto tem Tradycjie Polskie cordenado pela Braspol, núcleo de São Mateus do Sul( o mês polonês), e no natal é também reservado para a partilha do pão,(Oplatek),com festa familiar, também tendo a benção de alimentos Swieconka (Benção de alimentos, no sábado de aleluia), festival folclóricos diversos com nossos representantes e o Karolinka.

Benfeitores e Patronos do Cepom, Mercelo e Antonina Pageski Janowski, Claudio Janoski e Teresa Bojanoski Janoski.

Diretoria atual: Presidente, João Carlos P. Juraski; Vice-presidente,Orlei de Lara Juliano; Tesoureiro, Wilson Kuznik; Vise-Tesoureiro, Leandro Juraski; Secretária, Eva Regina Fernandes; Conselho fiscal e membros da diretoria, Fernanda, Denilson, José, Rosa, Paulo, Sandro, família toda unida em prol do CEPOM.

A sua primeira diretoria, acompanhada dos lideres que fazem parte: José Carlos Janowski, Ivo Janoski, Ivone Ribeiro de Souza, Gerson Bojanoski, João Carlos Janowski, Ana Maria Janoski, Maria Helena Alberti, José Ewerling, Clemente Janoski, casemiro Kotrich, Amilton Bojanowski, Antonio Bojanowski, Francisco Luiz Ulbrich, Leandro Ghenos, Antonio Cezar Zampier, Tadeu Przyvitowski, Rosemar Ribeiro de Souza, Eduardo Wieczorkowski, Geraldo Janoski e Marcos Juraski.

Da Redação Portal Cultura Sul FM, Matéria: Lucas Ricardo Cordeiro Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here