Comunidade de Dois Irmãos se reúne para discutir ampliação da mina

0

Nesta terça-feira (04/09), na comunidade de Dois Irmãos, no pavilhão da Igreja Católica local, representantes da Six/Petrobrás se reuniram com mais de 130 cidadãos da localidade e, também, moradores do Tijuco Preto. Em pauta negociar a desapropriação de terrenos para ampliar exploração de material por parte da empresa e a equipe da Rádio e Portal Cultura Sul FM acompanha a questão.

A gerente de Mineração da Six, Ângela Nadolny, conduziu os trabalhos e
disse que, até 2022 o processo deve estar concluído e, a partir de então, a empresa fará a mineração numa nova área que abrange as duas comunidades. A representante esboçou a proposta de ampliar a mina de exploração para os moradores e o cronograma a ser seguido, em quatro etapas.

Na reunião realizada com a comunidade, nesta semana, a empresa apresentou a proposta que é o primeiro passo. A segunda etapa será a mediação e levantamento de informações para um cadastro. Em 2019, inicia a fase de negociação de valores, na penúltima etapa. A ação seguinte será a retirada integral dos moradores da região e início da mineração no local.

Em breve, o Governo Federal deve emitir o Decreto de Utilidade Pública (DUP) que permite a desapropriação, bem como, a negociação de valores sobre a propriedade. Antes mesmo disso, a Six pretende fazer o cadastro para adiantar o processo. Na etapa atual, durante a reunião, alguns questionamentos surgiram, até porque existe moradores que, a princípio, não pretendem sair da localidade.

Apesar de aparentemente ser tranquila a conversa e os esclarecimentos, ou então a proposta da gerência de responder situações que ficaram, ainda, em aberto, os moradores questionam alguns pontos. Ao passo que, existem pessoas que pretendem continuar na própria comunidade. Nessas quatro etapas, tudo isso estará sendo debatido e contratualizado entre a Six e os proprietários das duas localidades.

A reportagem da Rádio e Portal Cultura Sul FM está observando esta movimentação, por parte da Six, e a negociação eminente. Até pelo papel social da emissora de entender melhor o caso e acompanhar se a empresa, caso se concretize a desapropriação, estará agindo de forma coerente e justa neste processo.

Da redação com fotos Portal Cultura Sul FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here