Carteiros entram em greve; é preciso pagar conta mesmo sem receber boleto

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Nesta segunda-feira (12/03) segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), relata que os colaboradores dos Correios, estarão em greve por tempo indeterminado.

 

 A FENTECT, ainda ressalta que a paralização dos trabalhadores, envolvem a contratação de novos funcionários por meio de concurso público, maior segurança e fim dos planos de demissão, entre outras.

 

 Os Correios, em esclarecimento informam que “a greve é um direito do trabalhador. No entanto, um movimento dessa natureza, neste momento, serve apenas para agravar ainda mais a situação delicada pela qual passam os Correios e afeta não apenas a empresa, mas também os próprios empregados”.

 

 Ainda o PROCON se prontifica, a pesar da greve pode atrasar o envio e o recebimento de contas dos consumidores, ainda precisa ficar atento, pois a paralisação não isenta o pagamento delas, mesmo que tenham sido recebidas após o prazo de vencimento, alertam entidades de defesa do consumidor, ainda afirma que o consumidor deve procurar empresas que enviam cobranças pelo Correios, para evitar até multas.

 

 “Se não receber boletos bancários e faturas, por conta da greve, o consumidor deverá entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos, negativação do nome no mercado ou ter cancelamentos de serviços”, afirma o Procon-SP.

 

 A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE), indica que caso a empresa não ofereça uma alternativa, ela deve prorrogar o vencimento da conta. “Somente se a empresa credora não disponibilizar outra forma de pagamento e o consumidor receber a conta com a cobrança de encargos, os valores poderão ser questionados”.

 

 Caso o contratante do serviço enviou encomendas pelo Correios, como Sedex e teve algum prejuízo pois a mercadoria se atrasou, ele pode cobrar que seja recompensado pelo ato, de acordo com a PROTESTE.

 

  “O consumidor que contratar serviços dos Correios, como a entrega de encomendas e documentos, e estes não foram prestados, tem direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. Nos casos de danos morais ou materiais pela falta da prestação do serviço, cabe também a indenização por meio da Justiça”, afirma o Procon-SP.

 

 A empresa contratadas para serviços de entrega, é responsável por encontrar outra forma que os produtos sejam entregues no prazo, Procon-SP, afirma

 

 Da Redação Portal Cultura Sul FM, informações Procon, Correios.

 

 

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