Após atraso, a colheita de soja no Paraná Começa

0

Enfim a Colheita de soja da safra 2017/2018 começou. Já vinha se Atrasando por causa do clima, a seca e do fim do ano e o excesso de chuva atrapalhou o plantio e consequentemente a colheita, apesar de um aumento de 4% da toda a área rural, a previsão do Departamento de Economia Rural (DERAL), é que a produção seja reduzida.].

Imagem: Ilustrativa // Portal Cultura Sul FM
Foto // Internet

O Estado do Paraná é um dos principais produtores do país. A produção deve ser menor do que na safra passada.

Começou a colheita da soja no Paraná (PR), um dos principais estados produtores do país. A safra deve cair 1% em relação ao ano passado. As colheitadeiras começaram a trabalhar com cerca de 20 dias de atraso por causa do clima. O excesso de chuva em janeiro e a seca no fim do ano passado acabaram atrasando o plantio.

Imagem: Ilustrativa // Portal Cultura Sul FM
Foto // Internet

Em uma propriedade que fica em Cascavel na região oeste, são nove máquinas trabalhando. Logo no começo da colheita o produtor percebeu que o excesso de chuva do último mês pesou menos o grão, atrapalhando a produtividade. “Esse ano foi um pouco abaixo do que a gente vinha colhendo nos últimos anos”, diz o agricultor Carlos Alberto Baratter.

Essa queda ajuda a entender porque a produção de soja esperada para este ano em todo o Paraná é um pouco menor do que a do ano passado: 19,3 milhões de toneladas. Isso mesmo com uma área 4% maior.

Imagem: Ilustrativa // Portal Cultura Sul FM
Foto // Internet

Enquanto as colheitadeiras trabalham, os agricultores vão alimentando a esperança de não ter um prejuízo tão grande. “O mercado está um pouquinho abaixo do esperado. Os custos da gente são muito altos, combustível não para de subir. Insumos, fertilizantes cada dia mais caros. Tá abaixo do esperado” completa o agricultor.

Da Redação Cultura sul, Informações Globo Rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here