APAE realizou a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

0

Nesta terça-feira (28/08), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizou a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, onde acontece durante o período de 21 a 28 de agosto. O principal objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Em entrevista com a reportagem do Portal Cultura Sul FM, a diretora da APAE – Ieda Ballin, explica a importância e objetivo desse evento. – “Esse tema da pessoa com deficiência intelectual é escolhido pela federação das Apaes, todo ano ele representa um tema diferente. Durante a semana o tema é posto em prova, impactando os alunos na sociedade”.

A Federação Nacional das Apaes convoca todas as Apaes e entidades filiadas a realizem ações de incentivo em seus municípios e estados e convida toda a sociedade a participarem dessa grande mobilização. A Fenapaes disponibiliza todas as artes das peças de divulgação impressa como: cartaz, panfletos, outdoor, camiseta, boné e mobile para que a entidade filiada possa mobilizar a sociedade de forma padronizada.

Professores, pais, alunos e convidados pela APAE de São Mateus do Sul, participaram de um futebol, onde se reuniram no CEPE, para praticar o esporte. Felipe Janps foi um dos convidados. – “Para mim, é muito gratificante essa ação realizada, pois podemos divulgar. A diretoria da APAE está de parabéns, vemos que os alunos são muito bem cuidados”, frisa.

Clemerson possui seu filho que estuda na APAE. – “Essa instituição é um projeto muito importante para mim. A minha maior alegria é ver que meu filho está sendo amado pelos professores. Eles o abraçam, beijam cuidando como fosse o filho deles. Isso é gratificante, não consigo retribuir o que os professores fazem para o meu filho”.

Cleverson um dos alunos da APAE fala que a organização possui muitas coisas legais – “Nós temos aula de artes, música, dança, capoeira, oficinas em geral, também participamos de jogos escolares. A minha segunda casa é a APAE, adoro todos de lá, os professores são muito legais comigo.”

Da Redação Portal Cultura Sul FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here