Antônio Olinto, de forma inédita, reúne secretários municipais de Agricultura

0

Um evento até então nunca antes realizado, no município, muito menos debatido anteriormente na região. Matrizes produtivas regionais trabalhadas de forma integrada entre todos os nove componentes da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). Essa perspectiva de reunir ideias comuns e trabalhar em conjunto está saindo do papel e vindo para a prática.

O roteiro etinerante já passou por outros municípios e, nesta terça-feira (12/09) está em Antônio Olinto. “Estamos acolhendo vocês em nosso município, com muita satisfação e dispostos a avançar nessa parceria regional”, destaca o prefeito Fábio Machiaveli. Não apenas com grupo de trabalho tendo componentes de seu município, nessa integração, mas ele próprio participa ativamente das discussões.

A ação é articulada pela Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), tendo à frente o gerente regional Cleacir Dall Agnol. Em conjunto com o coordenador regional da Emater, engenheiro agrônomo José Eustáquio Pereira. “Esse trabalho, reunindo os secretários municipais de toda a região de forma etinerante, é inédito”, ressalta o profissional.

Logo na abertura, de forma instrutiva, Eustáquio mencionou a importância dessas parcerias que, no seu entendimento, fortalecem a região e, automaticamente, os municípios. Junto disso, ações de Planejamento e capacitação técnica dos gestores permitem um melhor repasse de informações técnicas e melhoria nas públicas. “Isso é fundamental”, ressalta.

A Emater dispõe de dados para subsidiar esse desenvolvimento estratégico que, conforme essas estatísticas, apontam a geração de riquezas existente. Contudo, a ausência de um planejamento e a integração entre os técnicos, poder público e agricultores impera os avanços.

A estratégia, dessa reunião de secretários, visa exatamente essa integração. A força regional, o aprendizado e o debate de ações concomitantemente se apresentam ideias para seguir um mesmo caminho a ser estudado de forma abrangente.

Nesse contexto, a parceria com a Emater e a integração se apresentam como saídas, atrelado à implementação de tecnologias, abrangência à região de Irati, alternativas de diversificação e recursos para investir no setor agrícola. Dentre outras coisa, a reunião tem esses objetivos.

Da redação com fotos Portal Cultura Sul FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here