Agora foi a vez do Colégio Francisco Neves Filho receber palestra sobre relacionamento abusivo

0

Nesta quinta-feira (06/09), a psicóloga Rosana Ehlke Vistuba, realizou uma nova palestra onde auxilia os jovens a identificar sinais de um relacionamento abusivo. – “Entender que carinho de verdade não gera sentimento de culpa, medo ou vergonha” frisa.

Segundo Rosana, essas palestras são para alertar sobre um relacionamento abusivo, desde a adolescência até a vida adulta. Desta vez o Colégio Francisco Neves Filho foi o contemplado com o conhecimento. Aproximadamente 300 alunos participaram da palestra. A psicóloga teve apoio do Projeto Palco e Projeção.

“Conversamos com os alunos sobre a característica do relacionamento abusivo, para que ele tenha consciência e saiba identificar rapidamente esses abusos” frisa. A principal característica de um relacionamento errado segundo a psicóloga é o agressor fazer com que a vítima se sinta errada, sempre tendo que pedir desculpas, se submetendo a todas as atitudes, opiniões e sentimentos no relacionamento.

Ainda a palestrante frisa que esse “Agressor” também necessita de ajuda, conta também que muitas vezes ele não tem consciência do que está fazendo e sofre igual à vítima. – “Essa ideia é quebrar o “pacto” de silêncio para ajudar as pessoas a saírem dessa situação”.

Rosana utiliza a técnica de empoderamento, a qual faz com que o jovem acredite em sua força em seu sentimento, sendo que se perceber se está com culpa, medo ou vergonha, onde descubra que está vivenciando um relacionamento abusivo, tendo forças para pedir ajuda. – “Essa ideia é o mais importante de todos” ressalta.

A professora Maria da Conceição Antunes Oleniki, recebeu com algumas alunas do Colégio São Mateus a psicóloga, com alegria em poder escutar e entender um pouco mais sobre o relacionamento abusivo. Nas palestras e treinamentos, Jamily Pinheiro auxilia a psicologa Rosana com entonação ajudando-a.

Confira mais sobre a Técnica de Empoderamento >>

Da Redação Portal Cultura Sul FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here