6 curiosidades sobre a Rússia para entrar no clima da Copa do Mundo

0

A Copa da Rússia começa na próxima quinta-feira, 14. A expectativa é de que mais de 60 mil brasileiros assistam aos jogos do mundial, de acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores divulgados nesta semana. Normalmente, o país recebe no máximo 1,5 mil brasileiros ao ano.

Para ajudar nas relações com os russos no dia a dia, o Itamaraty lançou uma cartilha de 134 páginas com orientações sobre o que evitar no país, documentos importantes para levar e dados sobre o clima e a moeda do país. Ela será distribuída nos para a Rússia e nos postos consulares de Moscou (junto à embaixada), Kazan, Samara, Rostov, Sochi e São Petersburgo. Estes últimos cinco foram criados especialmente para a Copa.

Idioma

Os russos são bastante hospitaleiros com os brasileiros e adoram falar de futebol relacionando ao rei Pelé. Em um primeiro momento eles podem parecer fechados e carrancudos, mas a professora de russo Irina Starostina explica que o gelo pode ser quebrado rapidinho. “É só ser simpático e tentar arranhar algumas palavras no idioma deles. Mesmo que você conheça apenas o básico, um simples ‘olá’ em russo já os fazem sorrir”, conta.

Além do idioma ser um pouco difícil de falar, o alfabeto também é bem diferente do nosso. Os russos escrevem em cirílico, com alguns algarismos que até podem ser parecidos com o nosso, mas possuem significados diferentes.

Quanto a isso não é preciso se preocupar muito, já que o governo russo colocou placas bilíngues de orientação dos equipamentos públicos nas 11 cidades-sede e orientou estabelecimentos comerciais a também terem informações em inglês. No entanto, fique atento a algumas palavras-chaves em locais particulares:

– Restaurante: ресторан (Atenção: a professora Irina Starostina explica que “restaurante em russo é um lugar muito caro para se alimentar, o que seria equivalente ao nosso bistrô”. Ela recomenda locais menores e mais simples, onde você não provocará um rombo no bolso)

– Quiosque / lanchonete: киоск / закусочная (locais mais baratos para se alimentar)

– Trem: Поезд

– Metrô: Метро

– Ticket único: yediny

– Saída: Выход

– Ônibus: Автобус

– Táxi: такси

– Parque: Парк

– Estádio: стадион

– Caixa eletrônico: Банкомат

– Polícia: полиция

Em caso de dúvidas, procure um dos 17 mil voluntários selecionados pela Fifa para orientar os turistas durante a Copa da Rússia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here