Bacil solicita “estoque” de bolsas de sangue em São Mateus do Sul

 Bacil solicita “estoque” de bolsas de sangue em São Mateus do Sul

A instalação de uma Agência Transfusional em São Mateus do Sul é o que solicitou ao Governo Estadual, nesta semana, o deputado estadual Emerson Bacil (PSL). O pedido foi encaminhado ao secretário de Estado da Saúde (SESA), Beto Preto, e visa a reposição mais rápida de sangue, em caso de necessidade clínica. Fato que pode salvar vidas, dando suporte mais eficiente e resposta rápida em casos de acidentes, no sentido de salvar vidas.

“Nesses casos de urgência, e necessidade de reposição de sangue ou componentes, precisamos de resposta rápida. São vidas em jogo. Temos uma região de rodovias e ocorrem vários acidentes. Disso a minha proposição para a SESA implantar a Agência Transfusional em São Mateus do Sul. Pacientes de Antônio Olinto e São João do Triunfo, também, serão beneficiados”, explica Emerson Bacil.

Um paciente ferido em acidente ou com outra anomalia que ocasiona perda de sangue, em São Mateus do Sul, pode levar mais de duas para ser atendido. Isso na reposição de sangue, conforme a sua tipagem e levando em conta a localização do Banco de Sangue mais próximo estar em União da Vitória – a 85 quilômetros de distância. Disso a solicitação da unidade no município.

O deputado sugere, até, a possibilidade da Agência Transfusional funcionar junto do Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, na nova sede a ser construída. A instalação desse aparato, com refrigeradores, para manter um estoque de bolsas de sangue, e material de laboratório, é primordial para agilizar atendimentos. Junto de um profissional para realizar os testes de compatibilidade quanto à tipagem do receptor. Concentrado de hemácias, plasma fresco, concentrado de plaquetas e crioprecipitado são os hemocomponentes que são transfundidos.

“Não demanda muito investimento, talvez até pode remanejar equipamentos de outras unidades da rede Hemepar [de Bancos de Sangue no Paraná] e até servidores ou buscar uma cessão do município. Quanto ao espaço entendo de que, caso não haja recursos para construir um espaço próprio, alocar no próprio hospital é uma ideia”, completa Emerson Bacil.

Últimas notícias

Leave a Reply