Emerson Bacil se reúne com a SIX para tratar de assuntos e ações de interesse regional

 Emerson Bacil se reúne com a SIX para tratar de assuntos e ações de interesse regional

A Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) de São Mateus do Sul vem passando por momento complexo de mudanças e incertezas quanto ao seu rumo futuro. Ciente da importância econômica que a empresa tem para o município e região, o deputado estadual Emerson Bacil (PSL) vem buscando soluções para a manutenção dos postos de trabalho e ampliação de atividades.

Nesta quinta-feira (03/10), o parlamentar se reuniu com o gerente geral, Sócrates Fófano. Em pauta a preocupação com a real perspectiva de privatização da Unidade, comercialização do gás utilizado por empresas no município, Xisto Agrícola, desapropriação das famílias da comunidade de Dois Irmãos e cessão de uso de 30 alqueires de terra para o município ou estado.

“Agenda muito positiva. Estamos colocando nosso trabalho em favor destas demandas”, afirmou Bacil. É emitente a privatização da SIX e, o deputado, aponta de que é necessário encontrar caminhos futuros que ao menos preservem os empregos e a atividade econômica. A possibilidade de vender gás para empresas do município e região é uma destas alternativas.

O Xisto Agrícola é outro produto que detém potencialidade de comércio, mas que depende de liberação ambiental. “Esse processo está evoluindo e as licenças podem ser liberadas ainda neste ano de 2019. Há grande perspectiva para os próximos meses”, destaca o deputado. O objetivo é dar as condições necessárias para que esse nicho seja explorado e ampliado.

Emerson Bacil, ainda, tratou da desapropriação das famílias de Dois Irmãos. “É importante acompanharmos esta situação tendo em vista que várias famílias serão afetadas”, afirma. Até porque há possibilidade de que esta desapropriação seja postergada e a SIX siga explorando o xisto a partir da mina atual.

Também o deputado fez o pedido para que uma área de terras de propriedade da Unidade possa ser cedida para uso público. “Pode ser para a prefeitura ou estado. Tudo embasado em projeto que favoreça nossa sociedade”, antecipa. “Já se pensa em projetos nesse sentido, usando este terreno”, acrescenta.

Da redação com informações e foto da assessoria do deputado estadual Emerson Bacil

Últimas notícias

Leave a Reply