Programa de inovação da Copel abre inscrições para startups

 Programa de inovação da Copel abre inscrições para startups

O programa de inovação aberta da Companhia Paranaense de Energia, o Copel+, lança edital para selecionar startups vindas do mercado para serem aceleradas pelo programa. Entre os benefícios, a empresa oferece possibilidade de acesso a um fundo de pesquisa e desenvolvimento no valor de R$ 10 milhões. As inscrições vão até 13 de outubro.

O programa Copel+ tem duas frentes: uma direcionada à formação de startups a partir de ideias de estudantes universitários, por meio da qual foram selecionados projetos para serem desenvolvidos até a validação de um modelo de negócios; e outra voltada a empresas que já venham do mercado, que contempla um plano de aceleração a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Fiep.

Para a aceleração, a Copel e seus parceiros no programa, PUCPR e Sistema Fiep, selecionarão cinco startups que apresentem soluções inovadoras e com potencial de impacto positivo no mercado para serem incubadas e aceleradas. Destas, três serão escolhidas entre as startups inscritas a partir da chamada que já está aberta e disponível no site http://www.copelmais.com

ACELERAÇÃO – O plano de aceleração acontecerá com base em metodologia exclusiva do Sistema Fiep, dividido em quatro etapas: Arranque, Crescimento, Consolidação e Liberação. As etapas contemplarão consultoria por parte das parceiras e entregas por parte das startups, resultando na criação de produtos ou serviços que atendam às demandas do setor elétrico e na avaliação das empresas para graduação com base na matriz BCG para o mercado.

As startups que apresentarem resultados alinhados com estes fatores, e que demonstrem poder se beneficiar de projetos de pesquisa nos moldes do programa P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), terão acesso a um fundo de P&D no valor de R$ 10 milhões.

O programa proverá mentoria especializada e é equity free, ou seja, não exigirá um percentual das empresas em troca da aceleração. A Copel qualificará a startup para estruturar um projeto de pesquisa e auxiliará na busca por institutos de ciência e tecnologia interessados em figurarem como parceiros tecnológicos do projeto. Nesta modalidade, a propriedade intelectual da pesquisa necessariamente será da Copel para atender aos requisitos do programa P&D Aneel, porém, a companhia garantirá uma licença de uso das tecnologias e patentes desenvolvidas para a startup que desenvolver projetos de pesquisa. Durante esse processo, as startups selecionadas também terão a oportunidade de licenciar outras tecnologias e patentes desenvolvidas pela Copel.

Podem participar empresas nascentes ou spin-offs – startups – com no mínimo seis meses de CNPJ, devidamente constituídas, que tenham produto, serviço ou processo inovador, com sede no Brasil e instituída conforme a legislação, entre outros critérios, que devem ser observados com atenção no edital disponível no site www.copelmais.com

As inscrições vão até 13 de outubro de 2019 e o resultado das selecionadas será divulgado em 18 de novembro. A etapa de aceleração acontece entre 19 de novembro de 2019 e 18 de maio de 2020.

Matéria: AEN

Últimas notícias

Leave a Reply